Banca de DEFESA: ANA PAULA FERREIRA DE SOUZA

DISCENTE : ANA PAULA FERREIRA DE SOUZA
DATA : 23/02/2023
LOCAL: Sala virtual

JOGOPARTO: O LÚDICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA AUTONOMIA E PROTAGONISMO DA PARTURIENTE

Parto humanizado, Enfermagem Obstétrica, Jogos, Educação em Saúde.

O parto humanizado é um conjunto de procedimentos e condutas visando à promoção do parto e do nascimento saudável e à prevenção da morbimortalidade perinatal. Na busca por estratégias eficazes em educação em saúde e de promover boas práticas do trabalho de parto, parto e nascimento, jogos digitais e instrumentos lúdicos são importantes aliados. O lúdico desempenha um papel vital na aprendizagem, pois possibilita que o sujeito busque conhecimento do próprio corpo, resgate experiências pessoais, valores, além de construir soluções diante dos problemas, gerando corresponsabilização na construção do conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver em conjunto com enfermeiros obstetras um jogo educativo digital. Através de um estudo qualitativo, utilizou-se como referencial metodológico a Pesquisa Convergente Assistencial em associação com o Arco de Manguerez. O jogo foi desenvolvido com profissionais do setor de Pré-Parto, Parto e Puerpério de um hospital universitário localizado num município do interior do Rio Grande do Norte, especificamente enfermeiros obstetras. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de grupo focal. Os dados foram interpretados e analisados de forma simultânea, seguindo as etapas de apreensão, síntese, teorização, transferência e as etapas pertencentes à pesquisa convergente assistencial. O estudo foi conduzido após anuência da maternidade e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (CEP Central/UFRN), bem como após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes, atendendo à Resolução nº 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante a pesquisa, foi possível observar a facilidade dos profissionais de identificarem os pontos-chave necessários para a construção do jogo. Além disso, eles conseguiram associar a teoria com a prática no estudo de caso utilizado para simular a implementação do jogo no dia a dia, o que facilitou o processo de construção do jogo. Espera-se que o jogo desenvolvido possa ser utilizado tanto no processo de educação permanente quanto no de educação em saúde e que este último possibilite a autonomia da parturiente em seu processo de partejar.

Presidente - 2207229 - SIMONE PEDROSA LIMA
Interna - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA