Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANNY BARRETO FERRAZ

DISCENTE : JULIANNY BARRETO FERRAZ
DATA : 31/01/2022
LOCAL: Escola de Saúde - Plataforma Google Meet

CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUANTO AO MANEJO CLÍNICO DE FERIDAS DE DIFÍCIL CICATRIZAÇÃO

Ferida; Cicatrização; Educação Permanente; Enfermagem

A avaliação de pacientes com feridas crônicas, hodiernamente chamada de complexa ou de difícil cicatrização requer olhar criterioso dos profissionais de saúde, especialmente da enfermagem, com vistas a minimização das repercussões. Para isso, torna-se fundamental utilizar estratégias educativas, problematizadoras que favoreçam o manejo seguro e eficaz dos diversos tipos de feridas. Enfermeiros e técnicos de enfermagem relatam ter conhecimento superficial sobre o tema o que implica em processos de cicatrização mais alargados, ônus financeiro, menor rotatividade de leitos, risco maior de infecção. Objetivo: Capacitar os profissionais de enfermagem quanto ao manejo clínico de feridas de difícil cicatrização. Método: Tratar-se-á de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso Yin. A pesquisa ocorrerá no Hospital Universitário Onofre Lopes, no ano de 2022. A população do estudo será composta pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem que assistem pessoas com feridas nas unidades de internação. O estudo será conduzido após anuência do hospital e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, sendo necessária assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes, de acordo com os preceitos éticos da Resolução nº 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. A coleta de dados ocorrerá através de grupo focal e entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados a partir dos preceitos de análise de conteúdo na modalidade temática, proposta por Bardin. Resultados esperados: Espera-se com a pesquisa estruturar um curso de capacitação em manejo clínico de feridas de difícil cicatrização, que colabore para reduzir a fragmentação da assistência. Assim, como ulteriores benefícios, pretende-se contribuir para a recuperação mais célere das pessoas acometidas. Ademais, o produto tecnológico servirá também como instrumento de ensino-aprendizagem a estudantes de graduação e pós-graduação na área da enfermagem.

Externa à Instituição - ANA BEATRIZ DE ALMEIDA MEDEIROS MOURA - EBSERH
Interna - 2837302 - BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA