Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA GOMES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 31/01/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo conferência
TÍTULO:

IMPLANTAÇÃO DE SERIOUS GAME SOBRE AVALIAÇÃO E MANEJO DA DOR EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMOS


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Educacional, Enfermagem Neonatal, Avaliação da Dor, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal


PÁGINAS: 35
RESUMO:

A dor no período neonatal, particularmente, no recém-nascido pré-termo precisa ser bem avaliada e manejada corretamente pelos profissionais de saúde visando à redução desses estímulos negativos durante a permanência nas Unidades Neonatais, e consequentemente, um melhor desenvolvimento neurológico. Para isso, torna-se imprescindível a adoção e utilização diária de escalas que possam mensurar a dor nesses recém-nascidos de forma a orientar os profissionais quanto às melhores condutas assistenciais com vistas à redução e prevenção da dor no pré-termo. Esses profissionais relatam ter conhecimento sobre as escalas de dor específicas para o pré-termo, porém apresentam dificuldade em aplicá-las na prática diária uma vez que não é possível realizar treinamentos práticos previamente. Na intenção de utilizar uma tecnologia educativa que permita ao profissional/aluno a imersão em situações simuladas em um ambiente prático sem contato direto com paciente, mas aplicando situações assistenciais cotidianas, é crescente o uso do serious game ou jogos sérios no ensino das diversas áreas da saúde. Objetivo: Desenvolver e validar um serious game sobre avaliação e manejo da dor no recém-nascido pré-termo. Método: Tratar-se-á de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa, com base no referencial metodológico de Pasquali (2010). A pesquisa ocorrerá na Maternidade Escola Januário Cicco no ano de 2022, onde a população do estudo será composta pelos enfermeiros intensivistas neonatais ou generalistas que atuam em Unidade Neonatal há pelo menos 2 anos. As fases da pesquisa serão 4, a saber: procedimentos teóricos – construção de três cenários envolvendo a avaliação e manejo da dor no Recém-nascido prematuro a partir de revisão integrativa ( fase 1); procedimentos empíricos – validação do conteúdo dos cenários e aparência do serious game por especialistas a partir da técnica Delphi, com base nos critérios de Pasquali (fase 2); procedimentos analíticos – análise estatística através do cálculo de Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e coeficiente de concordância de Kappa (k) (fase 3); e desenvolvimento do serious game por profissionais especialistas em tecnologias de educação (fase 4).O estudo será conduzido após aquiescência da Maternidade Escola, e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, sendo necessário assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes, de acordo com os preceitos éticos da Resolução nº 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. A coleta de dados ocorrerá através de formulários físicos compostos por uma escala tipo Likert. Resultados esperados: Espera-se que o serious game decorrente do presente estudo possa propiciar uma experiência interativa na aquisição de conhecimentos sobre avaliação e manejo da dor no recém-nascido pré-termo, na perspectiva de que os profissionais de enfermagem prestem assistência com mais segurança, na qual a dor decorrente dos procedimentos no recém-nascido seja minimizada. Ademais, o produto tecnológico servirá também como instrumento de ensino-aprendizagem a estudantes de graduação e pós-graduação na área da enfermagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3533060 - FLAVIO CESAR BEZERRA DA SILVA
Interna - 1286407 - MARIA LUCIA AZEVEDO FERREIRA DE MACEDO
Externa à Instituição - ROSA MARIA DOS SANTOS MOREIRA - ESEnfC
Notícia cadastrada em: 10/01/2022 08:21
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