Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLAN JOSE SILVA DA COSTA

DISCENTE : ALLAN JOSE SILVA DA COSTA
DATA : 25/02/2021

CONSTRUÇÃO DE PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Qualidade de vida; Trabalho; Planejamento; Saúde do trabalhador.

Diversos órgãos da administração pública têm procurado implantar e desenvolver programas de Qualidade de Vida no Trabalho para seus servidores e colaboradores. Em linhas gerais, tais programas objetivam aumentar o bem-estar destes trabalhadores no ambiente organizacional. Por outro lado, muitas dificuldades são relatadas na implementação das ações e projetos, como a ausência de diagnósticos situacionais que subsidiem a construção das intervenções e a falta de indicadores mínimos que permitam o monitoramento e avaliação dos resultados obtidos. Nesse contexto, este projeto de pesquisa se propõe ao aprofundamento do estudo da Qualidade de Vida no Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte (IFRN), especificamente, em sua reitoria. O ponto de partida do estudo irá se ancorar em duas questões problematizadoras: Como os trabalhadores da reitoria do IFRN avaliam sua Qualidade de Vida no Trabalho? Como deve ser o projeto de Qualidade de Vida no Trabalho fundamentado nas necessidades destes trabalhadores? Para responder ambas, foram delimitados os seguintes objetivos: Geral - construir um projeto de
Qualidade de Vida no Trabalho para os trabalhadores da reitoria do IFRN. Específicos - realizar um diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho dos trabalhadores; caracterizar os fatores que causam bem-estar (potencialidades) e mal-estar (fragilidades) no ambiente organizacional da reitoria do IFRN; e elaborar um conjunto lógico de intervenções que fortaleçam as potencialidades e superem as fragilidades organizacionais observadas. Será utilizada a metodologia da pesquisa-ação. O local do estudo será a reitoria do IFRN e a população, os 129 trabalhadores que atuam no local. Inicialmente irá ser realizado um diagnóstico situacional de Qualidade de Vida no trabalho utilizando o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA-QVT) de Ferreira (2017). Após a obtenção dos dados do diagnóstico, será montado um grupo de discussão para consolidação destes dados e posterior elaboração de um projeto de Qualidade de Vida no trabalho no local. As informações obtidas a partir da aplicação da parte quantitativa do IA-QVT serão sistematizadas e consolidadas através do software de análise estatística SPSS. Já as informações oriundas da parte qualitativa do inventário e do grupo de discussão serão inseridas no software IRAMUTEQ e sistematizadas através da análise temática de conteúdo. Como produto resultante deste estudo pretende-se construir um projeto de Qualidade de Vida no Trabalho fundamentado nas necessidades dos trabalhadores lotados na reitoria do IFRN.

Presidente - 1286407 - MARIA LUCIA AZEVEDO FERREIRA DE MACEDO
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE