Banca de DEFESA: SONAIRA LARISSA VARELA DE MEDEIROS

DISCENTE : SONAIRA LARISSA VARELA DE MEDEIROS
DATA : 26/03/2019
LOCAL: Escola de Saúde da UFRN

Metodologia da aprendizagem baseada em problemas: percepção da comunidade acadêmica

Educação médica. Aprendizagem. Conhecimento. Ensino.

O Brasil nas últimas décadas, tem repensado e rediscutido o modelo de ensino médico no país. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) propuseram mudanças no modelo vigente, de modo a integrar o ensino ao que é imprescindível para os serviços de saúde, e exprimiram uma reorientação para a formação, a qual deve estimular a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e constituir profissionais com o perfil generalista, por meio de uma proposta pedagógica inovadora: a aprendizagem baseada em problemas, cujo processo de aquisição do saber é centrado no aluno. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar a percepção da comunidade acadêmica sobre o método da Aprendizagem Baseada em Problemas, utilizado na proposta curricular do curso de Medicina Multicampi de Caicó. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de duas técnicas de pesquisa: entrevista e grupo focal. Foram realizadas entrevistas com 20 docentes, 15 preceptores e 27 discentes da Escola de Medicina Multicampi, as quais foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram quatro categorias principais, sendo elas: a produção do conhecimento no contexto da metodologia PBL; as potencialidades da metodologia PBL; as fragilidades e desafios da metodologia PBL; capacitação docente no PBL; estratégias pedagógicas adicionais ao PBL. Foram identificados pontos fortes da metodologia PBL na formação dos alunos e importantes lacunas de capacitação docente. Mediante os achados desta pesquisa, propõe-se a elaboração de um plano de curso para capacitação de profissionais que pretendam trabalhar com as metodologias ativas na área da saúde. A Escola Multicampi apresenta-se como cenário de aprendizagem ativa, uma vez que proporciona a aquisição de habilidades fundamentais para uma reorientação da formação médica voltada para o perfil generalista. Entretanto, é necessário fortalecer a capacitação docente, a fim de consolidar uma formação de qualidade, comprometida com as concretas necessidades do Sistema Único de Saúde.

Presidente - 2837302 - BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA
Interna - 3508071 - LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN
Notícia cadastrada em: 19/03/2019 17:22