Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA DIÓGENES DE MORAIS

DISCENTE : PATRÍCIA DIÓGENES DE MORAIS
DATA : 27/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Validação de instrumento para diagnóstico das maloclusões na dentição decídua por cirurgiões-dentistas generalistas.

Saúde Pública, Ortodontia, Maloclusões.

As maloclusões são decorrentes de problemas de posicionamento dentário e mau relacionamento dos ossos maxilares, sendo consideradas um fenômeno das civilizações modernas e urbanas, e podem ser enquadrados como problema de Saúde Pública. Objetiva-se validar um instrumento para o diagnóstico das maloclusões na dentição decídua por cirurgiões-dentistas generalistas. Trata-se de estudo quantitativo, de desenvolvimento metodológico, do tipo validação, o qual será desenvolvido em quatro fases. A primeira consistiu na construção do instrumento (realizada em etapa anterior). A segunda se refere a validade de conteúdo que será realizada por um painel de juízes composto por quatorze cirurgiões-dentistas que possuam experiência superior a dois anos na área. Em seguida, será realizada a terceira fase que compreende a análise semântica dos itens, que objetiva verificar se os itens do instrumento são compreensíveis para todos os membros da população para o qual se destina, nesse momento, o instrumento será aplicado na forma de teste-piloto com uma amostra de 30 cirurgiões-dentistas generalistas. Por último, será a avaliação da propriedade psicométrica confiabilidade, que será realizada por um único cirurgião-dentista que avaliará em tempos diferentes o mesmo grupo composto por 60 crianças. A análise dos dados será realizada por meio da concordância interavaliadores (InterraterAgreement – IRA), do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do coeficiente de correlação linear de Pearson.Espera-se que o presente estudo permita ao cirurgião-dentista clínico-geral orientar e encaminhar pacientes para serviços especializados ainda na fase de dentição decídua, garantindo uma atenção integral a essa população.

Presidente - 2474945 - IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
Externo ao Programa - 4177365 - JULIANA TEIXEIRA JALES MENESCAL PINTO
Interno - 2307755 - MARIA JALILA VIEIRA DE FIGUEIREDO LEITE
Notícia cadastrada em: 21/06/2018 15:41