Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE ALLI FERNANDES FARIAS

DISCENTE : SIMONE ALLI FERNANDES FARIAS
DATA : 26/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Subnotificação de Acidentes com Exposição à Materiais Biológicos na Equipe de Enfermagem

Exposição a material biológico, Risco ocupacional, Subnotificação.

Os profissionais da saúde estão expostos aos riscos biológicos em seu ambiente de trabalho e os acidentes com materiais perfurocortantes contribuem sobremaneira para o seu agravamento, causando também danos sociais e econômicos. O número preciso de infecções ocasionadas por esses eventos ainda é desconhecido devido à escassez de dados sistematizados de vigilância e à subnotificação. Objetivo: Identificar o a prevalência de subnotificação de acidentes com materiais biológicos na Instituição. Métodos:   Estudo   quantitativo, descritivo, de corte transversal, realizado com a equipe de enfermagem de um Hospital público  de Natal, Rio Grande do Norte , por meio da aplicação de  um questionário .Resultados  esperados: Pretende-se, com a proposta  apresentada, oportunizar a sistematização de informações sobre as estratégias preventivas para a minimização da ocorrência de  acidentes com materiais perfurocortantes e  a reorganização dos processos de trabalho com o estabelecimento de medidas adequadas à superação dos desafios identificados.

Presidente - 2212238 - CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
Interno - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE