Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA LARISSA FERNANDES PINHEIRO

DISCENTE : CARLA LARISSA FERNANDES PINHEIRO
DATA : 20/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES PRIMÁRIAS DA CORRENTE SANGUÍNEA ASSOCIADA AO CATETER CENTRAL: estratégias para atingir melhores resultados em uma Unidade de Terapia Intensiva.

Infecções relacionadas a cateter; profissionais controladores de infecções; Terapia intensiva; Segurança do paciente.

No contexto atual a pertinência de prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) constitui grande desafio nas práticas assistenciais no âmbito hospitalar. Conceitualmente, as Infecções Primárias da Corrente Sanguínea (IPCS) são classificadas como aquelas laboratorialmente confirmadas por meio de resultados positivos de hemocultura em pacientes em uso de Cateter Venoso Central (CVC), reconhecendo-se, portanto, cada vez mais a importância da atuação dos profissionais na prevenção da ocorrência desses eventos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) bem como do apoio institucional e da gestão no enfrentamento das demandas e dificuldades para a realização de um cuidado seguro. Esse trabalho tem por objetivo verificar na prática assistencial e da gestão as ações que impactam na garantia da prevenção das IPCS associada ao CVC na UTI de um hospital universitário. Trata-se de um estudo de abordagem mista em que será utilizada a triangulação metodológica na coleta de dados a partir da combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Assim, a coleta de dados contará com etapas como a observação sistemática não participante dos procedimentos realizados pelos profissionais de saúde, dentre eles, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem desde a prática de inserção segura para CVC até a observação dos cuidados relacionados à manutenção do mesmo que abrangerá administração de medicamentos e troca de curativos. Além disso, será aplicado um questionário estruturado com os profissionais, o qual abordará questões abertas e fechadas capazes de avaliar o conhecimento e a realização das práticas seguras para prevenção de IPCS, assim como levantar as dificuldades elencadas pelos mesmos para não seguimento das ações preventivas. Por fim, será realizado o grupo focal que contará com a participação dos coordenadores da Unidade, gestores, representantes da equipe multidisciplinar da UTI e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) a fim de diagnosticar o enfrentamento por parte da gestão diante na necessidade de um cuidado seguro cada vez mais emergente. A análise dos dados quantitativos será do tipo descritivo pela utilização do software PSPP, enquanto que a qualitativa levará em consideração a análise de conteúdo por Minayo. A pesquisa atenderá todos os dispostos éticos, respeitando inteiramente as determinações da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), bem como os preceitos fundamentais da Bioética.

Presidente - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Interno - 2474945 - IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
Externo à Instituição - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 24/05/2018 09:10