Desenvolvimento de Módulo Educacional on-line para Profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação (NIR) dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) Brasileiros
Módulo Educacional, Núcleo Interno de Regulação, Central de Regulação
No Brasil bem como em outros países, termos burocráticos na saúde surgem quase que permanentemente, destes termos burocráticos surgidos no final da década passada como Núcleo Interno de Regulação e Central de Regulação passaram rapidamente por agências governamentais, regulamentando suas praticidades. No entanto, após aproximadamente quatro décadas, ainda existem poucos recursos educacionais a esse respeito, quer seja nas instâncias governamentais, quer seja nas particulares. Assim, diante do cenário nacional atual, o presente trabalho destina-se a investir em uma ferramenta de caráter
educacional, produção de um módulo, associado aos elementos inerentes à saúde pública com vistas a contribuir na formação e capacitação dos profissionais de saúde dos Núcleos Internos de Regulação. A pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de uma pesquisa-ação que tem como principal característica a intervenção. É desenvolvida em regime
cooperativo entre pesquisador e participantes, ao avaliar o problema ou fenômeno coletivo investigado. Durante os anos de 2019 a 2021, foram realizadas visitas nos Núcleos Internos de Regulação das unidades hospitalares que estão sob gestão do estado do Rio Grande do Norte. Ao todo foram visitados 12 hospitais e, através de reuniões realizadas com as equipes das unidades hospitalares, foram detectadas deficiências e dificuldades. A partir do levantamento dessas dificuldades, será produzido um módulo educacional para ser disponibilizado na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde, composto por duas unidades, cada unidade contendo três aulas, com carga horária total de 15 horas. O módulo obedecerá ao fluxo de publicações de novos cursos e ao template padrão desenvolvido pela equipe de Educação e Comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O produto final trata-se de uma ferramenta utilizada para organizar conteúdos educativos, de forma linear e unidirecional para o público alvo. Observa-se conclusivamente que diante do ocorrido tempos atrás na dinâmica sobre a praticidade do que se espera no desempenho da interface entre o Núcleo Interno de Regulação e Central de Regulação ainda é escasso e, novas implementações devem ser postas em prática.