Banca de DEFESA: THAIS OLIVEIRA SANTOS ALVES

DISCENTE : THAIS OLIVEIRA SANTOS ALVES
DATA : 28/06/2021
LOCAL: Defesa por webconferência

O Desing Thinking como ferramenta aplicada ao ensino da metodologia Lean Six Sigma a gestores de hospitais universitário.

Tecnologia educacional; Gestão de qualidade total; Educação à distância; Gestão em saúde; Estratégia pedagógica

Tanto no âmbito internacional quanto nacional, a saúde encontra dificuldades em sua gestão, um dos maiores problemas enfrentados estão a escassez de recursos financeiros nos últimos anos. Em 2019, o orçamento da saúde perdeu 13.6 bilhões. Considerando os recursos autorizados no início de 2020, de quase R$ 5 milhões abaixo do piso anterior, a perda estimada entre 2018 e 2020 é de R$ 22.5 bilhões (Moretti  & Funcia  & Ocké-reais,  2020). Frente ao cenário apresentado, fica evidente a importância de pesquisas que apresentem estratégias e ferramentas para auxiliar a área de saúde a melhorar seu desempenho, sendo o uso de Lean Healthcare (LH) e Lean Six Sigma (LSS) algumas dessas estratégias. Foi nessa perspectiva que surge o desejo de ensinar a aplicação do LSS e LH na área assistencial com foco na melhoria do desempenho dos hospitais Universitários Brasileiros. Os princípios Lean estão voltados para a melhoria na qualidade da assistência aos pacientes. Seu objetivo é eliminar desperdícios e assegurar maior atenção na prestação de cuidados, por meio do sistema de melhoria contínua. Este estudo destinou-se a concepção do curso o “EDUCALEAN” ofertado por meio de material didático de ensino a distância EAD, inserido na plataforma de educação AVASUS, para aos profissionais da rede EBSERH e demais trabalhadores da saúde. O curso apresenta os princípios fundamentais do Lean Six Sigma que sustentam as abordagens modernas de melhoria contínua na saúde. O produto foi desenhado por meio da metodologia DMADV (Define, Measure, Analyse, Design e Verify) do design For Lean Six Sigma Para entendermos o problema em questão utilizado as ferramentas Lean Six Sigma como diagrama Ishikawa, avaliação de Pareto, SIPOC, Mapeamento de Fluxo de Valor, entre outras. A abordagem metodológica a ser utilizada na construção do curso foi o Design Thinking, que nos auxilia na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar soluções de melhor qualidade através de quatro etapas: imersão (entendimento), ideação (criação), prototípico (teste) e desenvolvimento (aplicação). A partir desse resultado, o protótipo do curso foi desenvolvido. As pessoas são diferentes, e realizar uma educação centrada na pessoa, requer que o educador se colocar no lugar do aluno com um único objetivo: facilitar o processo ensino-aprendizagem de pessoas diferentes, com culturas diferentes e realidades diferentes. Assim, estabelecer uma relação dialógica com o outro, passa a compreender a dimensão cultural, compreender que essa pessoa pensa e age pautada num cotidiano e contexto onde vive e trabalha. O curso propôs esse olhar ao usuário: os gestores que se dedicam de forma ininterrupta na busca incessante para entregar o melhor resultado aos pacientes.

Presidente - 8277481 - LYANE RAMALHO CORTEZ
Interna - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Interna - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Externo ao Programa - 3906147 - ALDAIR DE SOUSA PAIVA