Banca de DEFESA: PIERRE ANDRADE FREIRE

DISCENTE : PIERRE ANDRADE FREIRE
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Sala virtual da Rede RUTE, HUOL - https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/posgraduacao-huol

Sistema de informações auditivas em escolares

audição, tecnologia, atenção à saúde, educação básica, escolares.

Estado da arte: A saúde auditiva de escolares é fundamental para o seu processo de aprendizagem. No Programa Saúde do Escolar do Ministério da Saúde e da Educação é preconizado a identificação de escolares com risco para alterações audiológicas, bem como ações e estratégias que visem promover a saúde auditiva. Há uma lacuna quanto a soluções mediadas por tecnologia na gestão de trabalho envolvendo a Educação e a Saúde do Escolar que possam contribuir para o processo de armazenamento, comunicação e integração entre ações da escola, família, atenção primária e especializada à saúde. Objetivo: Desenvolver um sistema de informações sobre a audição de escolares. Metodologia: Este estudo é a produção tecnológica de um sistema web. No desenvolvimento do sistema foram realizadas as seguintes fases: (1) Definição dos requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócios do sistema a partir de reuniões entre pesquisadores da área da fonoaudiologia e da tecnologia; (2) Elaboração de protótipo inicial para validação das informações utilizando o Balsamiq Mockups; (3) Elaboração da modelagem do banco de dados do sistema, utilizando a ferramenta SQL Power Architect. O banco de dados utilizado foi Postgresql; (4) Codificação e desenvolvimento. O sistema foi desenvolvido em PHP com Framework Laravel, Javascript, HTML 5 e CSS; (5) Testes e validação do sistema com fonoaudiólogos com inserção de informações no sistema. Foi aplicado um questionário de avaliação, além da emissão pelos mesmos de relatório descritivo com potencialidades, fragilidades e sugestões para aprimoramento do sistema; (6) Registro do software e (7) Implementação do sistema. Resultados: O SAE é um sistema web, sendo acessado por login e senha. Tem como usuários profissionais da unidade escolar e da unidade de saúde de referência da escola, bem como gestores da educação e saúde com permissões distintas quanto a cadastrar, editar, excluir e visualizar as informações do sistema. As informações sobre a audição dos escolares envolvem os resultados de testes de triagem auditiva individuais, dos questionários aos professores e pais, bem como de formulário de análise do ambiente acústico das salas de aulas nas escolas. Estas informações podem ser armazenadas, analisadas e visualizadas no SAE pela unidade de saúde de referência para tomada de decisões individuais e coletivas. Nos testes realizados pelos fonoaudiólogos os mesmos cadastraram sete UBS, quatro escolas, 40 alunos, sendo 10 de cada escola e diferentes séries, um formulário com resultado do teste de triagem auditiva e um questionário de risco para pais. Ambos os questionários foram preenchidos com dados individuais dos 40 alunos. A avaliação inicial do SAE foi satisfatória quanto a usabilidade e a flexibilidade no cadastro das UBS, Escolas, Alunos e das respostas aos dois questionários. Há necessidade de aprimoramento de funções de edição e exclusão, bem como de visualização dos relatórios. Conclusão: O SAE, na versão apresentada, tem funcionalidade no banco de dados com potencialidade para contribuir nos processos de trabalho entre a atenção básica à saúde e as escolas públicas contribuindo diretamente para a saúde auditiva dos escolares. Ainda é necessário o aprimoramento do SAE quanto ao gerenciamento de informações.

Externa ao Programa - 1542822 - FABIANA CRISTINA MENDONCA DE ARAUJO
Externo à Instituição - JAILTON CARLOS DE PAIVA - IFRN