Banca de DEFESA: FERNANDA VIEIRA FRONDANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA VIEIRA FRONDANA
DATA : 16/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: LAIS/HUOL
TÍTULO:

A ESTRUTURAÇÃO DE CURSO DE CAPACITAÇÃO MEDIADO POR TECNOLOGIA PARA OTIMIZAR A GESTÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES



PALAVRAS-CHAVES:

Educação à distância; Formação continuada; Tecnologia da informação; Equipamento médico-hospitalar. 



PÁGINAS: 20
RESUMO:

Estado da arte: O desenvolvimento de curso mediado por tecnologia, para amplo e massivo acesso remoto, objetivando a educação continuada de profissionais em diversas áreas, em especial na área da saúde, tem-se mostrado como uma estratégia promissora para o alcance daqueles interessados em atualizarem-se em seus campos de atuação e desenvolverem um pensamento mais crítico-reflexivo acerca dos problemas enfrentados em suas rotinas profissionais. Problema: Atualmente, um dos problemas encontrados nos estabelecimentos de saúde é a incipiência nos processos de planejamento de aquisição de equipamentos de alta complexidade, bem como incidentes envolvendo o uso destes equipamentos, colocando em risco pacientes, profissionais da saúde e o próprio equipamento em si. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo é propor a estruturação de um projeto pedagógico para desenvolvimento de curso na modalidade ensino à distância, a ser hospedado na plataforma AVASUS, para mitigar fragilidades no processo de planejamento da aquisição de equipamentos de alta complexidade e em seu uso. O equipamento objeto do curso é a ressonância magnética nuclear, justificando-se por possuir alto custo de aquisição, implantação e operação, além de causar alto impacto assistencial quando da sua indisponibilidade, uma vez que compromete a realização de exames de diagnóstico por imagens primordiais para identificação, prognóstico e terapia de pacientes, principalmente com suspeita de câncer. Metodologia: Para a realização desta pesquisa de mestrado profissional, foi realizado levantamento de artigos em 4 bases de dados disponíveis na plataforma CAPES sobre estruturação de cursos abertos suportados por tecnologia da informação. Ainda, foi efetuada consulta a documentos orientativos da plataforma AVASUS e foram realizadas duas oficinas de imersão para estruturação pedagógica de cursos educacionais mediados por tecnologias da informação. Para desenvolvimento do conteúdo programático do curso, foi realizada pesquisa com dados secundários, sobre o equipamento de ressonância magnética nuclear e a problemática de sua operação e do planejamento de sua aquisição. A elaboração do conteúdo do curso iniciou-se em junho de 2019 e estendeu-se até junho de 2020. Resultados e Discussões: O estudo propiciou a estruturação de curso com duração de 60 horas, que aborda de forma holística a inserção do equipamento de ressonância magnética nos sistemas de saúde, apresentando conceitos teóricos, normativos, legislativos e práticos sobre esta tecnologia e seu uso. O design instrucional e a arquitetura pedagógica do curso foram desenvolvidos baseados nas melhores recomendações encontradas na literatura estudada. Conclusão: Dessa forma, a estruturação de cursos suportados por recursos tecnológicos, a serem realizados na modalidade a distância, é estrategicamente viável para a formação de um pensamento crítico reflexivo sobre as práticas das atividades dos profissionais de saúde em seu dia-a-dia, envolvendo problemas relacionados à equipamentos médicos de alta complexidade, com consequente minimização dos impactos assistenciais, sociais e financeiros aos sistemas de saúde e aumento da segurança do paciente, foco das estratégias de saúde moderna.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Interna - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Interna - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO
Externo ao Programa - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Externo à Instituição - EDUARDO JORGE VALADARES OLIVEIRA - UEPB
Notícia cadastrada em: 03/11/2020 09:47
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