Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON CAIO SILVA

DISCENTE : EDSON CAIO SILVA
DATA : 12/07/2023
LOCAL: Sala virtual https://meet.google.com/qkx-cfev-bom

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE JOGOS

Pensamento computacional. Novo ensino médio. Aprendizagem baseada em jogos.

No Novo Ensino Médio - NEM (BRASIL, 2017) ocorreu a criação de itinerários formativos através do componente curricular eletivo. Associado a isso, têm se estimulado a implantação de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Nessa modalidade de ensino é essencial que a formação geral básica seja integrada à formação profissional (CIAVATTA, 2008). Neste cenário, é fundamental introduzir as competências do Pensamento computacional (PC) pela possibilidade de resolução de problemas complexos (WING, 2011) e auxiliarem no desenvolvimento da criatividade. O PC permite aumentar a capacidade cognitiva, a inovação e a criatividade (BLIKSTEIN, 2022). Na educação profissional, pode se utilizar os jogos epistêmicos, pois possibilitam a imersão na prática profissional através da interação com situações - problema que requerem a utilização competências da sua formação profissional, enquanto jogam e, portanto, aprendem (PRENSKY, 2012; MATTAR, 2013; DE SENA et al., 2016). O desenvolvimento do PC pode ocorrer em disciplinas (VALENTE, 2016), como nos itinerários formativos propostos através de disciplina eletiva no NEM. Diante disso, este trabalho objetiva: Analisar o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do Novo Ensino Médio integrado à Educação Profissional, por meio da criação de uma disciplina eletiva que explore a criação de jogos epistêmicos. O trabalho será desenvolvido em uma escola pública estadual de educação profissional. A disciplina será constituída de 3 módulos. A avaliação da disciplina será realizada através da aplicação de um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas que serão respondidas pelos participantes. A avaliação do desenvolvimento das habilidades do PC será realizada através da aplicação de pré e pós-teste com atividades baseadas no Bebras (Internacional Challenge on Informatics and Computacional Thinking), como também através da análise dos jogos produzidos. Após aplicação da proposta, os dados obtidos serão analisados e divulgados para verificar a efetividade da proposta no desenvolvimento do PC no ensino médio profissional.

Presidente - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA