Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA ALVES TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENA ALVES TEIXEIRA
DATA : 09/06/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Web conferência
TÍTULO:

APRENDIZAGEM CRIATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA COTIDIANA EM AÇÕES MAKERS DE UM CENTRO INFANTIL EM PARNAMIRIM/RN. 


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Criativa. Cultura Maker. Prática Docente.  Educação Infantil. 


PÁGINAS: 63
RESUMO:

A Educação infantil é uma modalidade educativa que vem firmando espaço no  campo de pesquisas pedagógicas ao longo dos últimos anos. Muitas destas questões  são alimentadas pela atenta reflexão do dia a dia dessa etapa, que se apresenta cada vez mais complexa e desafiadora para os educadores que precisam constantemente buscar soluções didáticas inovadoras para atender às demandas emergidas pelo contingente cotidiano. Essa é a dinâmica do grupo de professoras do Centro Infantil Francisca Reinaldo de Oliveira Fernandes que integra a rede municipal de Parnamirim região metropolitana de Natal,RN, um grupo que está sempre atento ao seu fazer, em busca de novas possibilidades que atendam à dinâmica cotidiana e do seu tempo, já percebe a necessidade de rever suas práticas e sua proposta pedagógica por fazeres que sustentem e valorizem as ideias das crianças,  favorecendo seu protagonismo. Nesse sentido, quais contribuições metodológicas,  podem ampliar as possibilidades de criação e imaginação no  cotidiano da educação infantil a partir da implementação da aprendizagem criativa, com e sem uso de tecnologias digitais nessa unidade educativa? Para isso, busca-se com essa pesquisa, identificar o acesso e uso de materiais e recursos didáticos, pela equipe pedagógica da unidade de educação infantil e suas relações com a prática na implementação  da estratégia de aprendizagem criativa; promover processos de seleção para identificar potencialidades de materialidade que atendam às demandas da aprendizagem criativa; implementar espaços makers  que sustentem a exploração e o pensamento criativo das crianças nas práticas cotidianas da unidade e analisar o impacto desses espaços nas concepções das docentes no percurso de implementação da  estratégia aprendizagem criativa e como influencia na qualidade do trabalho  pedagógico pelos professores desta unidade educativa por meio das contribuições da proposta de Resnick (2019) sobre Aprendizagem Criativa, da Criatividade de Eunice Soriano de Alencar (2003) e sobre a Criatividade do Professor de Albertina Mitjáns Martinez (2006), bem como as contribuições de Vygotsky (1934) sobre imaginação e criação na infância. Como a pesquisa dará ênfase na implementação de estratégias criativas em ações makers,  nos ancoramos em Papert (1985), Blikstein (2017) e Freire (1996) em dialogicidade com as Pedagogias da Infância (Froebel, 1952; Dewey 1952; Freinet, 1966; Vygotsky, 1934; Malaguzzi,1994) para investigar sobre a cultura do faça você mesmo (DIY - Do It Yourself), ou mesmo “cultura maker” e seu impacto no desenvolvimento do potencial criativo das crianças, focalizando a prática docente como potencializadora da capacidade criativa das crianças. Nesta investigação, utilizaremos nuances da pesquisa-ação Thiollent (2011) de modalidade prática e baseada na autorreflexão coletiva. Por ter caráter colaborativo, se mostra uma metodologia facilitadora para acompanhar a equipe pedagógica no processo de implementação da abordagem da aprendizagem criativa e ações maker na busca por uma prática mais reflexiva a partir do contexto. Os procedimentos técnicos da pesquisa estarão baseados na utilização de entrevistas, grupos de estudo com pesquisa bibliográfica e estudos de caso para reflexão sobre as práticas emanadas durante o processo de implementação das estratégias de aprendizagem criativa e da organização dos espaços interativos. Como produto de registro do percurso realizaremos a produção editorial em  formato ebook para a socialização dos olhares dos profissionais envolvidos com o  processo reflexivo sobre a implementação  de práticas maker e potencializadoras de criatividade. Além de curso de formação de atividade docente, em serviço, para os demais professores de  educação infantil da rede municipal de Parnamirim/RN, como forma de promover  ambientes de socialização e compartilhamento. Com a execução da proposta, acreditamos ser uma excelente oportunidade para  a equipe pedagógica do Centro Infantil Municipal Professora Francisca Reinaldo  de Oliveira Fernandes em Parnamirim, RN pois agregará novas experiências e  conhecimento às posturas reflexivas em relação às práticas pedagógicas inovadoras, bem como, toda  a comunidade educacional pois se valerá dos resultados obtidos ao longo do  processo de implementação e da pesquisa ressignificando a ideia de possibilidades do trabalho pedagógico em uma instituição de ensino infantil. Pretende-se, ainda, com esse estudo ampliar o repertório docente para as  possibilidades de organização, inovação e visibilidade das práticas pedagógicas, a  partir da implementação de metodologias ativas, mesmo nessa etapa de ensino com todas as suas especificidades, que contribua para os processos reflexivos das equipes e seu aperfeiçoamento constante em práticas pedagógicas dos novos tempos, elevando a qualidade do trabalho pedagógico com as crianças e a  comunidade educativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.287.084-** - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO
Externa ao Programa - 1753896 - ZULMARA VIRGINIA DE CARVALHO - UFRN
Notícia cadastrada em: 29/05/2023 17:41
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