Banca de QUALIFICAÇÃO: ANALYA CRISTINA LEITE CORTEZ DO CARMO

DISCENTE : ANALYA CRISTINA LEITE CORTEZ DO CARMO
DATA : 02/09/2022
LOCAL: On-line

USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DESENHO DA COMUNICAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE NATAL-RN

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Comunicação dialógica. Inovação educacional.

Essa pesquisa tem como intuito apresentar uma proposta investigativa que objetiva analisar novos caminhos para uma comunicação mais dialógica, com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, entre a escola e as famílias através de ações que visem aproximar as duas instituições num contexto de colaboração e corresponsabilidade. Para tanto, os pressupostos teórico-científicos que amparam essa discussão estão pautados nos estudos sobre tecnologia (LÉVY, 2010; KENSKI, 2018), sobre comunicação (FREIRE, 1983; 1987) e educação (PARO, 2007; LIBÂNEO, 2012; FULLAN, 2000), dentre outros.  A questão central desta investigação é: Como a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação podem contribuir na comunicação escola-família? Definimos como objetivo central: analisar o impacto da utilização de tecnologias digitais na comunicação escola/família, numa escola da zona urbana de rede estadual de ensino de Natal-RN. A metodologia da pesquisa será fundamentada na abordagem qualitativa e terá como campo empírico as dependências da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, e como sujeitos de pesquisa os pais/responsáveis dos estudantes das turmas do Ensino Fundamental II, do turno matutino. Quanto aos objetivos, a pesquisa é explicativa, onde busca-se compreender melhor a realidade pesquisada, identificando os fatores que determinam ou contribuem para uma comunicação mais dialógica entre escola e família. Quanto ao método caracteriza-se como pesquisa participante, onde será utilizada a técnica de pesquisa intitulada Grupo focal. Pretende-se realizar a coleta de dados a partir da observação participante, diário de bordo, questionário e registros em áudio. Para realização das análises, busca-se interpretar as falas dos sujeitos da pesquisa; bem como, a interpretação dos fatos pela pesquisadora. Ao final da pesquisa, pretende-se ter subsídios para analisar os impactos das ações, percebendo quais contribuições as tecnologias digitais podem trazer para as comunicações escolares e quais dessas tecnologias são mais viáveis para implantação na escola pesquisada. Vale ressaltar que esta pesquisa não deve ser entendida como realidade presente em todas as instituições de ensino da rede pública do Rio Grande do Norte. Esta apresenta apenas uma visão parcial e subjetiva de uma comunidade específica em particular podendo ser aplicada em outros contextos, desde que realizada as devidas adequações a realidade local.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interna - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2326009 - DINO LINCOLN FIGUEIROA SANTOS - UFRNExterna à Instituição - HERIK ZEDNIK RODRIGUES - UESPI
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 09:42