Banca de QUALIFICAÇÃO: CIRO DIAS

DATA : 26/08/2022
LOCAL: meet.google.com/mko-fjjh-upa

O ENSINO DE FILOSOFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Ensino de Filosofia. Produção Audiovisual. Objetos de Aprendizagem.

A utilização da tecnologia digital em sala de aula pode trazer inovação à prática de ensino e aprendizagem. O uso das mídias digitais, especialmente o vídeo, pode contribuir para o despertar da criatividade dos alunos. A problemática dessa pesquisa está inserida nas dificuldades de transposição didática da área Humanista, na qual está inserida a Filosofia, para o contexto de ensino e aprendizagem. Muitos alunos não entendem a importância da disciplina filosofia, e o professor precisa desenvolver de uma forma motivadora e dinâmica, a autonomia e a reflexão do pensar do aluno. O objetivo geral deste trabalho é criar uma proposta metodológica inovadora para o ensino da Filosofia por meio da produção audiovisual para os alunos do ensino médio. Quanto à metodologia, a pesquisa terá uma abordagem qualitativa. A pesquisa tem características de uma pesquisa-ação, tendo como finalidade investigar e documentar uma situação real de aprendizagem por meio da produção de audiovisuais e uma intervenção metodológica por meio de uma sequência didática.Os sujeitos da pesquisa são alunos do segundo ano do ensino médio, da escola estadual Senador Dinarte Mariz, situada na zona leste de Natal/RN. Os instrumentos a serem utilizados serão roda de conversa, questionários e os roteiros dos vídeos. Espera-se que esse trabalho venha a desenvolver uma intervenção metodológica para o professor de filosofia, possibilitando uma maior dinâmica no processo de ensino, buscando tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e fazendo-os refletir e aprender por meio de suas produções.

Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interna - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO