Banca de QUALIFICAÇÃO: ISRAEL DOMINGOS DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISRAEL DOMINGOS DOS SANTOS JUNIOR
DATA : 20/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Instituto Metrópole Digital - Defesa On line
TÍTULO:

A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Histórias em Quadrinhos; Ensino-aprendizagem; Língua Inglesa como Segunda Língua; Aprendizagem Móvel; Aplicativo Comica.

 


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A Língua Inglesa está presente na maioria dos sistemas de ensino do mundo. No entanto, há necessidade de mudanças consideráveis no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, de maneira que as práticas pedagógicas possam torná-lo cada vez mais significativo e efetivo. Diante disso, este estudo visa investigar de que maneira a produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) Digitais pode corroborar para um ensino-aprendizagem que conduza ao desenvolvimento de habilidades comunicativas, dentro de um contexto de trabalho colaborativo, com mais autonomia discente na construção do conhecimento. A pesquisa tem o objetivo de propor a produção de HQs digitais a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que contempla a realização de uma oficina de produção de HQs digitais, através do Aplicativo Comica e do PowerPoint, além da análise das produções dos alunos, quanto ao desenvolvimento das habilidades e competências em Língua Inglesa, de acordo com alguns indicadores de habilidades comunicativas. A pesquisa está fundamentada nos seguintes aportes teóricos: o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; o potencial das histórias em quadrinhos; os letramentos linguístico e digital; o Mobile Learning (Aprendizado Móvel); e a sequência didática como instrumento das ações pedagógicas. Os participantes da pesquisa fazem parte de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, com cerca de trinta alunos, com faixa etária entre 13 e 16 anos, numa escola pública municipal. A pesquisa é de natureza qualitativa, por se propor à análise de documentos que compõem o processo de ensino-aprendizagem. Serão utilizadas como fontes de coleta de dados uma produção inicial livre de HQs e as HQs digitais produzidas pelos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 972.064.828-72 - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Notícia cadastrada em: 13/09/2021 18:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao