Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA ROBERTA DOS SANTOS MEDEIROS

DISCENTE : SORAYA ROBERTA DOS SANTOS MEDEIROS
DATA : 24/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/fpb-wvcf-gee

O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Pensamento Computacional. Formação de Professores. Educação de Jovens e Adultos.

O Pensamento Computacional (PC) tem sido recomendado para ser aplicado em inúmeras formações de alunos e professores, pois contribui dentre outras habilidades para o desenvolvimento do senso crítico. Contudo, ainda são escassos os trabalhos que relatam atividades na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A lacuna amplia quando volta-se a ótica para a formação de professores que atuam na EJA. Frente ao exposto, surge a seguinte questão de pesquisa: É possível estabelecer uma relação entre os pilares do Pensamento Computacional e o método de alfabetização de Paulo Freire da Educação de Jovens e Adultos? Neste sentido, toma-se como objetivo geral analisar a relação entre os pilares do Pensamento Computacional e o método de Paulo Freire, com vistas a contribuir para o processo de alfabetização de jovens e adultos. De maneira específica, busca-se :i) Analisar a incorporação do pensamento computacional no processo de formação dos professores da EJA; ii) Verificar os materiais didáticos utilizados pelos professores da EJA, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento do pensamento computacional; iii) Analisar os Currículos e Diretrizes de Computação na Educação Básica, para identificar os desafios e oportunidades no processo de alfabetização de jovens e adultos; iv) Identificar as especificidades formativas referentes ao público da EJA, para definir parâmetros didático-pedagógicos do método Paulo Freire que possam ser associados ao pensamento computacional; v) Criar um guia pedagógico destinado à formação de professores da EJA para auxiliar no processo de alfabetização de jovens e adultos com pensamento computacional. No âmbito metodológico esta pesquisa se enquadra na área de Ciências Humanas, tendo caráter interdisciplinar entre as áreas de Computação e Educação. Quanto aos seus objetivos, é classificada como uma pesquisa explicativa. No que concerne à sua natureza, segue uma abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como estudo de campo. O instrumento de coleta de dados a ser utilizado será o questionário. Quanto a técnica de análise, adota-se a estatística descritiva. Para realizar estas etapas será desenvolvida uma forma com professores que atuam na EJA na Escola Estadual Antônio de Azevedo, da cidade de Jardim do Seridó, RN. Toda a formação será realizada por meio das ferramentas de Educação Google. Como resultados, pretende-se criar um Guia do Pensamento Computacional para ser aplicado na formação de professores da EJA.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA