Banca de QUALIFICAÇÃO: VERIDIANA KELIN APPELT

DISCENTE : VERIDIANA KELIN APPELT
DATA : 17/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/dhq-itdd-frc

A ABORDAGEM STEAM COMO POTENCIALIZADORA DE APRENDIZAGEM ESTATÍSTICA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

letramento estatístico; abordagem STEAM; práticas pedagógicas; Aprendizagem Baseada em Projetos; anos finais do Ensino Fundamental.

Esta pesquisa tem como principal motivação a dificuldade de aprendizagem matemática dos estudantes brasileiros, apontada, em especial, nas avaliações de larga escala. A literatura aponta que práticas pedagógicas interdisciplinares, que promovem o protagonismo do aluno e propiciem a resolução de problemas do mundo real, favorecem a aprendizagem discente. Nesse sentido, a abordagem STEAM  (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) é apontada na literatura recente como uma possibilidade inovadora de impacto positivo nesses índices. No campo dos conhecimentos matemáticos, à medida que ocorrem os avanços tecnológicos, há um aceleramento do processo de democratização das informações, o que torna o desenvolvimento do letramento estatístico na Educação Básica importante, tendo em vista que parte dessas informações são sintetizadas na forma de tabelas e gráficos e são usadas para comparar e analisar índices e, assim, defender ideias e tomadas de decisão. Dessa forma, desenvolver pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Estatística mostra-se relevante uma vez que tais conceitos estão presentes em diversas áreas, favorecendo ações interdisciplinares, como as práticas em abordagem STEAM. Diante disso, esta pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Quais as implicações da abordagem STEAM, em práticas docentes, no desenvolvimento do letramento estatístico por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental? Para responder a essa questão definiu-se como objetivo geral da pesquisa: Analisar as implicações da abordagem STEAM na prática docente para desenvolvimento do Letramento Estatístico. A partir dele, delinearam-se três objetivos específicos: i) Levantar experiências na Educação Básica fundamentadas na abordagem STEAM que viabilizem o desenvolvimento de habilidades estatísticas; ii) Implementar uma sequência de ensino alinhada à abordagem STEAM para o desenvolvimento de letramento estatístico e; iii) Analisar as habilidades estatísticas desenvolvidas e apropriadas pelos estudantes a partir da experiência realizada. A fundamentação teórica está ancorada no letramento estatístico na Educação Básica, especialmente nos conceitos e procedimentos relativos às habilidades do sétimo ano do Ensino Fundamental, preconizados em documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); assim como na conceituação e caracterização de práticas pedagógicas em abordagem STEAM para Educação Básica. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e é baseada no modelo de Pesquisa-Ação, na qual permite a análise e intervenção de problemas do contexto da pesquisadora, a partir de etapas que configuram a investigação. Dessa forma, inicialmente, foi realizada a descrição do contexto da pesquisa, a qual participam vinte e um estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada do município do Natal/RN. Posteriormente, seguindo os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, como plano de ação, está em curso uma prática STEAM, com uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) com propósito de desenvolver o Letramento Estatístico dos estudantes dessa turma. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a observação participante, diário de campo, além de fotografias, vídeos e gravador de voz. Ao final da pesquisa, espera-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a apropriação de conceitos estatísticos pelos alunos, bem como outras habilidades necessárias para o exercício de sua cidadania.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Externa à Instituição - ROSELI DE DEUS LOPES - USP

Notícia cadastrada em: 13/09/2021 18:21