Banca de DEFESA: ANA PATRICIA RODRIGUES CALISTRATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PATRICIA RODRIGUES CALISTRATO
DATA : 10/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/fnh-gkzw-wvd
TÍTULO:

eLEARNING  NA EDUCAÇÃO INFANTIL:   CAMINHOS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA?


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; Criança; eLearning ; Tecnologias Digitais. 


PÁGINAS: 163
RESUMO:

A presente pesquisa surgiu a partir de uma experiência, desenvolvida na prática docente na Educação Infantil, em uma escola privada da cidade de Natal, usando o eLearning como estratégia inovadora, para a continuidade do processo educativo em tempos de pandemia. Duas problemáticas fundamentam a construção desse estudo: a primeira diz respeito à utilização adequada das tecnologias digitais na prática docente da educação infantil, haja vista as crianças serem consideradas nativos digitais, de modo que as tecnologias fazem parte do seu cotidiano. A segunda problemática trata das restrições à exposição das crianças a telas, de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, defendida por especialistas da área da Educação Infantil. Diante das situações emblemáticas, aponta-se o seguinte problema de pesquisa: Como viabilizar o uso do elearning na Educação Infantil, em tempos de pandemia, com vistas a desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, tendo como eixo as interações e brincadeiras? Buscou-se, assim, analisar a viabilidade do eLearning na prática pedagógica da Educação Infantil em tempos de pandemia, tendo como eixo as interações e brincadeiras. A investigação foi desenvolvida em uma escola privada, em uma turma com crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. O referencial teórico está alicerçado, nos estudos de PAPERT (1994), VALENTE (2010), MOREIRA e SCHLEMMER(2020), SANTAELLA (2013), KISHIMOTO (2010) e KRAMER (2006), com inspiração em PIAGET e VYGOTSKI.  A metodologia escolhida tem nuances de uma pesquisa-ação,  inspirada no modelo de Thiollent (2002). Para tal, foram desenvolvidas sequências didáticas, com o eLearning, e utilizados como instrumentos de investigação a observação empírica, entrevistas semi-estruturadas e questionário, tendo como participantes do estudo a professora, os pais e as crianças da turma.  A experiência vivenciada na pesquisa contribuiu com a prática docente na educação infantil, especificamente, com o uso das tecnologias, no contexto da pandemia, além de proporcionar uma maior motivação das crianças, já que as tecnologias digitais de informação e comunicação fazem parte do cotidiano infantil. As dificuldades enfrentadas com a pandemia não foram empecilhos à participação das crianças, no processo educativo, como autor e não apenas como consumidor de tecnologia. Além disso, percebemos que é possível proporcionar interações e brincadeiras por meio do eLearning, como apontado nas práticas vivenciadas. Desta forma, a pesquisa traz como contribuição um ebook interativo com sugestões de sequências didáticas com o uso de TDIC para professores da Educação Infantil.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externa ao Programa - 1672888 - MARIANGELA MOMO
Externa à Instituição - MARIA AURICÉLIA DA SILVA - UFC

Notícia cadastrada em: 23/08/2021 17:51
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