Banca de QUALIFICAÇÃO: GLICE ROCHA PIRES

DATA : 31/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/dsg-czsa-qmg

Realidade Aumentada como Apoio à Aprendizagem de Vetores no Ensino Superior

Vetores e Geometria Analítica. Realidade Aumentada. Aprendizagem Significativa.

Alunos do ensino superior vêm enfrentando desafios na aprendizagem da Geometria Analítica, subárea da Matemática que une o ramo da Álgebra à Geometria. Dentro da Geometria Analítica, é introduzido o estudo de Vetores, recurso algébrico que serve de instrumento para a resolução de problemas geométricos, e vice-versa. O estudo da Álgebra Vetorial apresenta forte aplicabilidade em diversos campos do conhecimento, como a Física, Engenharias, Computação, Economia, etc, sendo imprescindível que o aluno seja bem formado nesse quesito. Apesar disso, são evidentes as dificuldades de aprendizagem relacionadas a operações e conceitos básicos de Vetores. As disciplinas que abordam esse assunto no ensino superior exigem um alto nível de abstração do aluno, e geralmente adotam um material didático pouco contextualizado, desfavorecendo uma aprendizagem que faça sentido ao aluno e leve em conta as suas necessidades educacionais. Este trabalho objetiva auxiliar estudantes no processo de ensino e aprendizagem de Vetores, dentro da Geometria Analítica, por meio de uma abordagem contextualizada da Matemática, utilizando a Realidade Aumentada para amparar a visualização de componentes geométricos tridimensionais mais significativos ao aprendiz. Para isso, propõe-se a concepção, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de aplicativo em Realidade Aumentada que permita se trabalhar uma seleção de objetivos educacionais atribuídos ao aluno de Vetores e Geometria Analítica. Para a organização e definição de suas atividades, a pesquisa tomou como base princípios do Design Thinking, buscando uma solução inovadora centralizada nas necessidades dos usuários finais. O público alvo da pesquisa é composto por estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que estão cursando, ou já cursaram, o componente curricular Vetores e Geometria Analítica, ou equivalentes. Foram utilizados diversos instrumentos para o levantamento de informações que servem de base para a pesquisa, como: observação direta; grupo focal; análise de dados; entrevista com professor; formulário online com alunos. Atualmente, alguns desafios matemáticos estão sendo desenvolvidos para serem inseridos no protótipo de aplicativo, fazendo uso de cenários tridimensionais que estimulam a aquisição de habilidades concernentes ao conhecimento vetorial. Os desafios gerados serão aplicados em turmas de graduação por meio da experimentação do protótipo via dispositivos móveis dos alunos e professores envolvidos na pesquisa. Espera-se, com isso, que os desafios contribuam para uma melhor visualização matemática e uma aprendizagem mais significativa aos alunos. Espera-se, ainda, que o presente trabalho possa fomentar novas pesquisas na mesma temática e que o protótipo construído seja levado adiante em prol de uma experiência mais rica de ensino e aprendizagem.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA