Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISIANY ALVES DE SOUSA

DISCENTE : CRISIANY ALVES DE SOUSA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/tdp-tcza-fgg

Formação Continuada em Competências Digitais para Professores da Educação Básica: Uma proposta a partir das matrizes brasileiras

Competência Digital Docente. Formação Continuada. Autoavaliação.

As estratégias governamentais para inclusão e fomento de tecnologias digitais nas escolas vêm sendo aos poucos disseminadas, tendo sido pontuadas desde 1989 com o Proninfe, passando em seguida pelo Proinfo em 1997 e sua reformulação em 2007 e, mais recentemente, com o Programa de Inovação Educação Conectada em 2017. Essas políticas públicas de incentivo à adoção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem ser percebidas nas escolas, por meio dos rastros deixados na infraestrutura e na formação dos professores. Entretanto, a infraestrutura adquirida e as formações realizadas não conseguiram proporcionar uma integração efetiva das tecnologias digitais aos currículos, tampouco desenvolver competências digitais nos professores, de modo que estes pudessem acompanhar novos ambientes de aprendizagem e inovações proporcionadas pelas TDICs. Com a necessidade do cumprimento da Base Nacional Comum Curricular e do acompanhamento das novas transformações provocadas pelo isolamento social, advindo da pandemia da COVID-19, podemos observar que as formações continuadas ofertadas para professores, pelos programas de fomento às tecnologias digitais nas escolas, foram insuficientes para superar os desafios propostos por uma sociedade digitalizada, globalizada e participativa. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo buscar possibilidades e processos alternativos para formação continuada com foco no desenvolvimento das competências digitais docente nos níveis de apropriação, exposição e familiarização apontados pela plataforma Guia Edutec do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Para isso, foi elaborada uma nova matriz em competências digitais docente, de modo a nortear uma autoavaliação das competências e fornecer subsídios para propor um curso de formação continuada. Este curso, que foi concebido para o formato remoto, foi ministrado para um grupo de professores de uma rede municipal de ensino, favorecendo uma aprendizagem autônoma e inovativa para atuação dos docentes em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. Desta forma, o curso pôde proporcionar aos docentes uma reflexão sobre sua prática, ao experimentar e desenvolver ações que possam ser replicadas com seus alunos. Além disso, também foram avaliados os aspectos e as contribuições da formação continuada remota para a prática docente, através de autoavaliação, produtos educacionais, planos de aulas, entre outros artefatos desenvolvidos neste percurso formativo. Em conclusão, evidencia-se a contribuição deste modelo formativo para a apropriação de novos conhecimentos, a reflexão sobre avaliação das competências digitais em docentes e práticas com e para o uso de TDICs, destacando a possibilidade deste modelo de curso se constituir como um referencial na formação de professores.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO