Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA DE SENA P. ILNICKI

DISCENTE : KARINA DE SENA P. ILNICKI
DATA : 29/06/2021
LOCAL: meet.google.com/siv-pvcf-jbq

JOGOS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO: UMA ESTRATÉGIA PARA TRABALHAR OBJETOS DE CONHECIMENTO DO 5 ANO POR MEIO DO WHATSAPP.

Ensino remoto; jogos digitais; Ensino Fundamental; WhatsApp.

A presente pesquisa pretende analisar os jogos digitais como uma estratégia na compreensão dos objetos de conhecimento no Ensino Fundamental I de maneira remota, utilizando o aparelho celular como ferramenta e o aplicativo WhatsAppcomo meio de comunicação. A metodologia aplicada possui base qualitativa e fundamenta-se nos conhecimentos de Thiollent (2002) de uma pesquisa-ação, realizada remotamente com crianças entre dez e onze anos de idade, cursando o 5° ano do Ensino Fundamental I. Nossa questão norteadora baseia-se na investigação dos jogos como contribuição à aprendizagem nas crianças, a partir da qual passamos a seguir caminhos e escolhas para estabelecer quais objetos de conhecimento de acordo com a BNCC (2018) seriam associados aos jogos digitais. Após a escolha dos objetos de conhecimento, foram definidos cinco jogos digitais a partir de três critérios: jogo digital disponível gratuitamente, acessível para instalar no aparelho celular e cujo conteúdo do jogo possa ser relacionado com o objeto de conhecimento a ser trabalhado com crianças. Os critérios foram apoiados também nos pesquisadores Prensky (2012), Greenfield (1988) e Gee (2009), que abordam a importância dos jogos digitais na construção de conhecimento em seus estudos. Considerando a análise dos jogos digitais como possibilidade de aprendizado, é por fim fundamental realizar o registro desse processo criando uma sequência didática no intuito de proporcionar aos professores a ampliação de novas perspectivas de aprendizado por meio dos jogos digitais.

Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interna - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS