Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ARTUR SANTOS GUIMARÃES

DISCENTE : CARLOS ARTUR SANTOS GUIMARÃES
DATA : 29/06/2021
LOCAL:  https://meet.google.com/puz-qfuf-yan

TECHNIQUES FOR INFORMATION TECHNOLOGY INSIDE LEARNING ANALYTICS (TITILA) PARA PREDIÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO EM UM CURSO TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

análise de aprendizagem, learning analytics, predição de aprendizagem,pensamento computacional, desempenho acadêmica

O curso  Técnico de Tecnologias da Informação do IMD/UFRN contribui para a formação de profissionais na área de Tecnologia da Informação no Rio Grande do Norte, funciona de forma semipresencial e possui como problemática o conhecimento tardio das dificuldades de aprendizagem dos alunos de forma a não comprometer seu desempenho acadêmico. A partir da geração de diversos dados digitais no Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e a possibilidade de utilização dessas informações para cunho didático, pedagógico e acadêmico, foi definido a ciência de Learning Analytics (LA) para desenvolvimento de Tecnologias Educacionais para realização de predição de aprendizagem acadêmica, de forma a investigar se o processo de seleção está funcionando. Para investigação utiliza-se tecnologias de LA para investigar a correlação entre os dados do exame de ingresso e seu êxito na prospecção de alunos com habilidades em TI através do exame com conteúdos de Pensamento Computacional e a relação com sua performance acadêmica. O objetivo da pesquisa é desenvolver um modelo preditivo para a partir da prova de seleção identificar o desempenho acadêmico no curso, utilizando a metodologia Design Science Research (DSR) para desenvolvimento dos artefatos.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA