Banca de QUALIFICAÇÃO: ANIELLY ISABEL DUARTE DA SILVA

DISCENTE : ANIELLY ISABEL DUARTE DA SILVA
DATA : 28/06/2021
LOCAL: ONLINE

JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA FORMATIVA PARA PROFESSORES DE 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alfabetização e letramento. Práticas pedagógicas. Jogos Digitais. Formação.

O presente estudo tem como objetivo criar estratégias pedagógicas para o uso dos jogos digitais no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais da Educação Básica, dentro de uma proposta formativa para professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Natal-RN. Duas problemáticas fundamentam a construção desse estudo: a primeira, norteada pelo crescimento tecnológico e midiático que vem ocorrendo e, consequentemente, ocasionando mudanças dentro do ambiente escolar, principalmente com a chegada das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. A segunda, relacionada aos resultados ainda desfavoráveis da aprendizagem de leitura e escrita no Brasil, medidos pela Prova Brasil e pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), disponibilizados no portal do INEP. Diante disso o estudo questiona como viabilizar estratégias pedagógicas que façam uso de jogos digitais no processo de alfabetização e letramento por professores alfabetizadores que atuam do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. Sendo assim, a pesquisa pretende construir estratégias pedagógicas para a utilização de jogos digitais no processo de alfabetização e letramento por professores alfabetizadores. O referencial teórico está alicerçado nos estudos sobre alfabetização e letramento propostos pela linguista Magda Soares (2009); os estudos sobre jogos terão suporte em Huizinga (2000) e Kapp e Boller (2018); e discussões sobre necessidade formativa dos professores contará com Paulo Freire (1996) e Imbernón (2011). A pesquisa é de natureza qualitativa e baseada em aspectos da pesquisa-ação de Thiollent (2002).

Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externa ao Programa - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA