Banca de DEFESA: GILDASIO DA COSTA TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILDASIO DA COSTA TEIXEIRA
DATA : 28/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/iso-edkp-ham
TÍTULO:

MCCATI: UMA METODOLOGIA DE COLABORAÇÃO, COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA EQUIPES DE TIC NO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL DA UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem colaborativa, CSCL, formação de grupos, Gerenciamento de equipes.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta dissertação apresenta como a aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL) pode contribuir para atividades de desenvolvimento, treinamento, colaboração e aprendizagem num ambiente de trabalho. Através da CSCL e seus métodos, é possível a promoção de uma aprendizagem mais ativa e que estimula a criticidade do pensamento, interação entre pares, resolução de problemas e autorregulação do processo de aprender e ensinar. O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa de práticas educativas com tecnologias educacionais e objetiva desenvolver uma metodologia baseada em aplicações e conceitos CSCL para implementação de colaboração, comunicação e aprendizagem para uma equipe de TI. Como objetivos específicos, o trabalho propõe diagnosticar as habilidades e dificuldades dos participantes, membros da equipe de TI e identificar a estratégia de formação de grupos mais adequada à sua realidade; e validar a metodologia proposta. O método utilizado para a construção da metodologia proposta foi o design research methodology (DRM). Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) com apoio do software MAXQDA©. Identificou-se que entre a heterogeneidade dos participantes os mesmos tendem a necessitar de mediação, que estão predispostos a trabalhar de forma colaborativa. Como estratégia de formação de grupos é possível afirmar que a teoria de Belbin cumpre os requisitos para agrupamento na utilização da CSCL no locus da pesquisa. Para análise da validação da metodologia foram criadas 03 categorias de onde emergiram 09 unidades de análise. Após serem analisadas foi possível inferir que a MCCATI pode ser classificada como uma tecnologia educacional para treinamento organizacional; que as estratégias de mediação utilizadas foram capazes de facilitar uma situação de aprendizagem e resolver conflitos; que houve interação social através dos elementos de negociação, responsabilidade e confiança entre pares. Foi confirmado a dificuldade em se medir e avaliar o artefato de conscientização e não foi possível confirmar a unidade de análise de comunicação nos trechos codificados. A pesquisa traz como contribuição um artefato colaborativo que pode ser utilizado por equipes de TI diversas (das áreas de suporte e infra), servindo como impulsionador da promoção da aprendizagem além da sala de aula. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Externa ao Programa - 2885481 - IRIS LINHARES PIMENTA GURGEL
Externo ao Programa - 2180207 - ITAMIR DE MORAIS BARROCA FILHO
Externa à Instituição - PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO - UFPE

Notícia cadastrada em: 13/05/2021 09:03
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