Banca de DEFESA: GISÉLIA MARIA DOS SANTOS FERREIRA

DISCENTE : GISÉLIA MARIA DOS SANTOS FERREIRA
DATA : 21/12/2020
LOCAL: Videoconferência: https://meet.google.com/goh-umux-wci

Modelagem Matemática como Método para Contextualização de Problemas no Ambiente dos Jogos Educacionais Digitais

Jogos Educacionais Digitais; Modelagem Matemática; Resolução de Problemas; Pharos.

As mudanças ocorridas pela inserção das tecnologias digitais na sociedade possibilitaram a formação de um novo grupo social, em que cultura, forma de pensar e hábitos de interação provocaram alterações nas formas de buscar informação e entretenimento. Com isso, o conhecimento de mundo da geração atual permite que ela aprenda de uma forma diferente das gerações passadas. Caminhando em direção contrária, a educação se mantém com métodos tradicionais de ensino que apresentam poucos avanços nos índices de aprendizagem relacionados à Matemática, disciplina que proporciona conhecimento estratégico para o desenvolvimento da ciência. Isso demonstra um certo descompasso entre o que as instituições de ensino ofertam e o que a sociedade necessita. Por outro lado, algumas pesquisas têm apontado resultados positivos por meio do uso de metodologias ativas, como, por exemplo, a aprendizagem baseada em jogos digitais. Entretanto, os jogos digitais desenvolvidos com objetivos educacionais são, em sua grande maioria, considerados desinteressantes. Isso acontece devido a essa categoria de jogos se distanciar consideravelmente da proposta dos jogos voltados ao entretenimento, não cativando assim o interesse dos alunos e, consequentemente, não promovendo uma aprendizagem significativa dos conteúdos da Matemática explorados nos mesmos. Portanto, para contribuir com o desenvolvimento de jogos imersivos que sejam realmente capazes de motivar os alunos no processo de aprendizagem da Matemática, a presente pesquisa tem como objetivo empregar a Modelagem Matemática para desenvolver uma proposta inovadora a ser aplicada nas mecânicas e nos desafios dos jogos educacionais digitais, proporcionando problemas instigantes a serem resolvidos pelos alunos. Essa proposta visa dar a possibilidade para os alunos realizarem experimentos reais em mundos virtuais, formalizando conceitos através de abstrações, estimulando a criatividade e proporcionando uma aprendizagem significativa, divertida e simultânea da Geometria, Álgebra e Aritmética. Para validar a proposta deste trabalho, modelos matemáticos foram concebidos durante a fase de desenvolvimento de um jogo de plataforma em 3D, chamado Pharos, cujo objetivo é auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos cursos da Universidade Aberta do Brasil. Pharos apresenta uma Matemática integrada ao seu cenário e às suas mecânicas, dispondo de puzzles que permitem simular os modelos matemáticos a fim de que os alunos compreendam o seu funcionamento na prática. O jogo avaliado com professores e alunos, por meio de um minicurso em formato online, a fim de apresentar evidências dos resultados do emprego da modelagem matemática no contexto dos jogos educacionais digitais.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Externo à Instituição - THIAGO SCHUMACHER BARCELOS - IFSP
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 20:07