Banca de DEFESA: NATHALIE ROSE RAMOS DA FONSECA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHALIE ROSE RAMOS DA FONSECA ARAUJO
DATA : 16/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

“ORATIA”:  UMA METODOLOGIA PARA DESENVOLVER E AVALIAR A HABILIDADE ORAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ASSISTIDA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis. Língua estrangeira. Minivídeos. Habilidade oral. Aprendizagem significativa.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Diante de uma realidade educacional que tende a dar considerável enfoque às habilidades leitora e escrita, pondo em segundo plano uma das habilidades mais úteis, a oral, o presente trabalho tem como proposta central o desenvolvimento de uma metodologia, com foco na aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis que desenvolva e avalie a habilidade oral nas aulas de língua estrangeira. Como percurso dessa pesquisa, foi desenvolvida, aplicada e validada esta nova perspectiva metodológica, a Oratia. Ela é pautada no reconhecimento do cotidiano dos alunos para criação de uma proposta didática significativa que estimule a criação constante de minivídeos, mídia que possibilita reconhecer aspectos relevantes da oralidade a serem avaliados, como a movimentação do aparelho fonador, a fluência, a expressão e a pronúncia. Para tanto, foram utilizadas as ferramentas digitais pedagógicas disponíveis, incorporadas aos planos de aula que trouxeram como suporte avaliativo o uso de minivídeos. Para fins de aplicação e validação da metodologia Oratia em diferentes contextos educacionais, realizou-se uma testagem piloto em um instituto de línguas, e uma intervenção final em uma escola estadual em tempo integral, gerando proximidade e possibilidade para o contexto da Educação Básica brasileira, regida pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) que aponta o desenvolvimento da habilidade oral dentro da escola. Ao final da pesquisa, a partir dos dois contextos de aplicação, analisando os dados, como entrevista semiestruturada, notas de campo, questionário e os materiais oriundos das práticas, constatou-se que a metodologia Oratia é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe, independente do cenário educacional em que está inserida. Além disso, esta pesquisa traz como contribuição a produção do conhecimento quanto ao uso de dispositivos móveis no desenvolvimento da habilidade oral em língua estrangeira, gerando como produto, a metodologia Oratia, incluída no repertório metodológico de ensino-aprendizagem de línguas já existente para  desenvolvimento e avaliação fluidos e significativos da oralidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externa à Instituição - CARLA AGUIAR FALCÃO - IFRN
Externo à Instituição - JÚLIO CESAR ROSA DE ARAÚJO - UFC
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 20:07
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