Banca de DEFESA: NATHALIE ROSE RAMOS DA FONSECA ARAUJO

DISCENTE : NATHALIE ROSE RAMOS DA FONSECA ARAUJO
DATA : 16/12/2020
LOCAL: online

“ORATIA”:  UMA METODOLOGIA PARA DESENVOLVER E AVALIAR A HABILIDADE ORAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ASSISTIDA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS

Aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis. Língua estrangeira. Minivídeos. Habilidade oral. Aprendizagem significativa.

Diante de uma realidade educacional que tende a dar considerável enfoque às habilidades leitora e escrita, pondo em segundo plano uma das habilidades mais úteis, a oral, o presente trabalho tem como proposta central o desenvolvimento de uma metodologia, com foco na aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis que desenvolva e avalie a habilidade oral nas aulas de língua estrangeira. Como percurso dessa pesquisa, foi desenvolvida, aplicada e validada esta nova perspectiva metodológica, a Oratia. Ela é pautada no reconhecimento do cotidiano dos alunos para criação de uma proposta didática significativa que estimule a criação constante de minivídeos, mídia que possibilita reconhecer aspectos relevantes da oralidade a serem avaliados, como a movimentação do aparelho fonador, a fluência, a expressão e a pronúncia. Para tanto, foram utilizadas as ferramentas digitais pedagógicas disponíveis, incorporadas aos planos de aula que trouxeram como suporte avaliativo o uso de minivídeos. Para fins de aplicação e validação da metodologia Oratia em diferentes contextos educacionais, realizou-se uma testagem piloto em um instituto de línguas, e uma intervenção final em uma escola estadual em tempo integral, gerando proximidade e possibilidade para o contexto da Educação Básica brasileira, regida pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) que aponta o desenvolvimento da habilidade oral dentro da escola. Ao final da pesquisa, a partir dos dois contextos de aplicação, analisando os dados, como entrevista semiestruturada, notas de campo, questionário e os materiais oriundos das práticas, constatou-se que a metodologia Oratia é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe, independente do cenário educacional em que está inserida. Além disso, esta pesquisa traz como contribuição a produção do conhecimento quanto ao uso de dispositivos móveis no desenvolvimento da habilidade oral em língua estrangeira, gerando como produto, a metodologia Oratia, incluída no repertório metodológico de ensino-aprendizagem de línguas já existente para  desenvolvimento e avaliação fluidos e significativos da oralidade.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externa à Instituição - CARLA AGUIAR FALCÃO - IFRN