Banca de DEFESA: BARBARA FERNANDES DA SILVA DE SOUZA

DISCENTE : BARBARA FERNANDES DA SILVA DE SOUZA
DATA : 19/11/2020
LOCAL: http://meet.google.com/pmx-xmxh-oik

OBJETOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES E CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil. Objetos de Aprendizagem. Repositórios Digitais. Sequência Didática.

Vivemos em uma sociedade conectada, a cada instante novas descobertas são realizadas e compartilhadas, o advento da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) trouxe novos parâmetros para esses compartilhamentos. A Educação Infantil constitui a primeira etapa da vida escolar de uma criança, sendo um espaço de troca, desenvolvimento e aprendizagem. Neste momento, faz-se necessário ir além, da apropriação dos recursos tecnológicos por parte dos professor. É preciso refletir sobre suas possibilidades de uso e potencialidades pedagógicas, anexando-os em seu planejamento, permitindo assim um diálogo com o conhecimento de mundo dos seus alunos. Essa pesquisa tem como objetivo geral elaborar Sequências Didáticas, que destaquem o uso de Objetos de Aprendizagem voltados para a Educação Infantil que estejam em sintonia com os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista auxiliar professores em seu planejamento e prática,  disponibilizado em formato de ebook material para consulta.A metodologia utilizada tem como base uma abordagem qualitativa, utilizando nuances da pesquisa-ação, que busca aliar teoria e prática, e foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado no Município de Natal/RN. Entre as fases que compuseram a metodologia desta pesquisa destacam-se:  levantamento, categorização e análise dos Repositórios Digitais (RD) que possuem Objetos de Aprendizagem destinados às crianças em idade pré-escolar; entrevista com profissionais do CMEI; oficina com os participantes da pesquisa sobre RD e OAs e  aplicação de questionários para avaliação da percepção dos envolvidos. Em decorrência do trabalho pode-se afirmar que existe ainda um longo caminho a ser percorrido, no tocante ao uso da tecnologia na Educação Infantil. A revisão sistemática apontou para a necessidade de mais estudos a respeito da Tecnologia e Educação Infantil, seja pelo uso, planejamento ou capacitação do profissional. Outro dado observado é com relação a dificuldade de se encontrar OAs produzidos especificamente para atender as características e demanda de aprendizagem do segmento pesquisado, que acarreta na necessidade de adaptar os OAs existente, além da pouca divulgação com relação aos RD, o que dificulta a utilização com maior frequência dos OAs. A análise dos resultados demonstrou que as participantes da pesquisa são favoráveis ao uso dos OAs no planejamento e do acesso das crianças em idade pré-escolar a recursos tecnológicos, mesmo com algumas ressalvas, também foi possível concluir que a realização da oficina foi bem avaliada e que o e-book proposto foi bem recebido, e que poderá ser usado não apenas no campo de pesquisa, mas por demais profissionais da Educação Infantil.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA