Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO VIRGINIO MARTINS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO VIRGINIO MARTINS NETO
DATA : 30/10/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência (link para acesso será disponibilizado no dia da defesa)
TÍTULO:

GEOCENÁRIOS DIGITAIS: uma abordagem inovadora para o ensino da geografia

 


PALAVRAS-CHAVES:

Geocenários Digitais, Geotecnologias e Ensino de Geografia.  


PÁGINAS: 73
RESUMO:

O uso das geotecnologias vem sendo um tema presente na abordagem do ensino da Geografia, tanto pelo seu potencial didático pedagógico como uma ferramenta  para o estudo do espaço geográfico. No entanto, constata-se que em diversas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte pouco se contempla o uso pedagógico das geotecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Partindo de uma constatação sobre o restrito uso dessa ferramenta e a fim de colaborar com a prática docente de professores de geografia, foi pensado uma proposição didático metodológica para contribuir na construção do planejamento de atividades para o  ensino da Geografia, por meio de Geocenários Digitais no ensino básico. Dessa forma, nosso problema de pesquisa considera que os recursos oferecidos pelos livros didáticos de geografia no ensino básico são insuficientes para a compreensão dos conteúdos geográficos conforme estudos de Martins (2019). Neste sentido os Geocenários Digitais podem ser um recurso pedagógico com elevado potencial para qualificar e inovar o ensino dessa disciplina, sobretudo  para o ensino da Paisagem, permitindo observar um mesmo conteúdo geográfico em diferentes escalas (local e global), interligado à diferentes contextos de maneira interdisciplinar e multidimensional. O estudo se pauta na seguinte questão: quais as contribuições teóricas, metodológicas e didático-pedagógicas dos Geocenários Digitais como recursos potencializadores da aprendizagem do ensino da Geografia? O objetivo geral propõe-se desenvolver Geocenários Digitais enquanto linguagem de ensino aplicado ao ensino da Geografia, por meio de atividades didático pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem. Definiu-se, portanto, como  objetivos específicos: a) revelar o perfil profissional dos professores que lecionam geografia (anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Currais Novos/RN; b) construir atividades formativas com professores participantes do estudo acerca do uso dos Geocenários Digitais; e c) apresentar experiências de ensino e aprendizagem dos Geocenários Digitais em sala de aula visando organizar uma proposta didático-pedagógica para a inclusão desse recurso no ensino da Geografia. Teremos como arcabouço teórico os estudos de Bertrand (1971), Santos (1996) e Straforini (2004), na busca da construção teórica, metodológica e conceitual dos Geocenários Digitais, bem como, os estudos de Cavalcanti (1988), Callai (2013), que discutem o ensino da Geografia, na atualidade. O estudo aplicado, de natureza exploratório e descritivo, se insere na abordagem da pesquisa qualitativa.  Considera-se que essa proposta possibilita ampliar a base de conhecimentos dos professores no campo da geografia, repercutindo na aprendizagem dos alunos por meio dos Geocenários Digitais  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANTONIO MANUEL ROCHETTE CORDEIRO
Externo à Instituição - BRUNO GOMES DE ARAUJO - UFAM
Notícia cadastrada em: 19/10/2020 18:12
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