Banca de QUALIFICAÇÃO: JARLES TARSSO GOMES SANTOS

DISCENTE : JARLES TARSSO GOMES SANTOS
DATA : 16/09/2020
LOCAL: Videoconferência meet.google.com/ydq-dnqy-bap

DESENVOLVIMENTO DE ARTEFATO PARA O ENSINO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE COMPÕEM O COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS

Competências e Habilidades. Produção de Material Didático. Tecnologias Digitais. Robótica Educacional. Avaliação Formativa.

O processo de ensino a partir do contexto das competências e habilidades vem sendo amplamente discutido ao longo das últimas décadas. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento responsável por nortear o currículo das instituições de ensino que ofertam a educação básica, pautando sua proposta no emprego de competências e habilidades. Com sua homologação no ano de 2017, as escolas precisaram dar início à reformulação dos seus currículos, buscando adequar-se ao que propõe o documento. Tendo como 2020 o prazo para que haja essa reformulação, instituições de ensino ainda encontram inúmeras dificuldades no que diz respeito a adaptação das propostas de ensino ao que apresenta a BNCC. Uma das principais causas que levam ao fracasso nesse processo, é a falta de adequação dos materiais didáticos com o que propõe o ensino por competências, que exige a mobilização de conteúdos de cunho conceituais, procedimentais e atitudinais, pouco alcançados pelos materiais comumente utilizados. Além disso, o processo de avaliação nesse cenário ainda carece de instrumentos capazes de auxiliar o docente a compreender se os estudantes estão adquirindo as competências previstas durante os momentos de aprendizagem. Assim, torna-se necessário propor alternativas que apresentem meios para o desenvolvimento de materiais didáticos que se alinhem ao que apresenta a BNCC. Buscando minimizar essa problemática no contexto do componente curricular Ciências, este trabalho traz como questão de pesquisa:  em que medida o emprego de um kit educacional para o ensino da unidade temática Matéria e Energia pode auxiliar na diminuição das barreiras para o ensino de competências e habilidades específicas para o componente curricular Ciências, no 8º ano do ensino fundamental anos finais? Os principais estudos que abordam esse tema apontam que o emprego de materiais didáticos que conduzam o ensino a partir de situações-problema que auxiliem o estudante a aplicar seus conhecimentos em situações reais, podem beneficiar o ensino de competências específicas. Diante dessa premissa, este estudo adota como objetivo analisar as contribuições de um kit educacional como recurso para o ensino de habilidades que compreendem o componente curricular Ciências, no 8º ano do ensino fundamental anos finais. Por meio de um percurso metodológico guiado pelo design science research e partes da pesquisa-ação, espera-se compreender dificuldades encontradas pelos professores e conceber um kit educacional que permita minimizar tais dificuldades, empregando métodos capazes de avaliar e compreender as contribuições do kit quanto material didático para o contexto de um ensino por competências e habilidades, a partir de uma abordagem empírica em uma escola pública. O kit, composto por materiais de baixo custo, como componentes eletrônicos, placas arduino e guia didático, busca auxiliar na condução das propostas didáticas, contando com sequências didáticas para habilidades específicas, bem como apoio no processo de avaliação, a partir do emprego de rubricas que ajudem o professor a compreender o processo de aquisição de habilidades pelos estudantes.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO

Notícia cadastrada em: 24/08/2020 18:04