Banca de DEFESA: ÁDILA DE LIMA FERREIRA

DISCENTE : ÁDILA DE LIMA FERREIRA
DATA : 04/09/2020
LOCAL: Videoconferência meet.google.com/hau-wtni-fmb

A SALA DE AULA INVERTIDA INTEGRADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL

Formação Continuada de Professores. Sala de Aula Invertida. Tecnologias Digitais. Ensino Médio Integral.

O cenário de expansão do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação vem estreitando cada vez mais a distância entre as conexões em espaços físicos e virtuais e com isso intensificando os papeis de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. Essa conjuntura reflete, de modo especial, na formação do docente, que precisa assumir novas posturas frente a utilização das tecnologias, rompendo com a própria cultura de uma pedagogia tradicionalmente realizada. Os aspectos apresentados e as problemáticas específicas de um contexto escolar, resultaram na compreensão de que uma formação continuada docente bem estruturada e mediada, através da integração da sala de aula invertida (SAI) com as ferramentas digitais, pode promover momentos de reflexão didática pelos professores e consequentemente a incorporação no exercício da docência. Assim, a questão central que norteou esta pesquisa foi: quais as contribuições da sala de aula invertida como um modelo experimental de formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio Integral? Para obtenção de respostas ao questionamento, definiu-se como objetivo geral analisar a experiência da formação continuada sobre a integração da SAI e as tecnologias digitais, com professores do Ensino Médio Integral de uma escola estadual do município de Extremoz/RN. E como objetivos específicos: 1) Realizar um levantamento das condições e necessidades reais para a implementação do experimento; 2) Elaborar a proposta de curso formativo, utilizando a SAI como conteúdo e metodologia; 3) Desenvolver o curso de formação continuada baseado na SAI com os professores; 4) Avaliar as possíveis contribuições do processo formativo para a ampliação dos saberes e competências profissionais dos professores e incorporação na prática pedagógica. Para isso, seguiu-se os paradigmas da pesquisa de natureza qualitativa, utilizando inicialmente os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica para construir o referencial teórico das categorias bases do estudo: Formação Docente, à luz dos estudiosos, Freire (1996), Perrenoud (2001), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003), Tardif (2011), Imbernón (2011) e Libâneo (2011) e a Sala de Aula Invertida a partir de Moran (2015), Bacich e Moran (2018), Bergmann e Sams (2018) e Valente (2014). O método foi o da pesquisa-ação, com base em Thiollent (2011) para a adaptação das seguintes etapas condutoras do processo investigativo: exploração do lócus de estudo; construção da proposta de formação continuada; implementação do modelo experimental de formação baseado na SAI; validação do processo formativo a partir da aplicação de plano de aula interdisciplinar pelos professores; avaliação dos resultados gerais alcançados com o experimento; e divulgação externa da pesquisa. Os resultados mostraram que a formação contribuiu tanto para o aperfeiçoamento dos saberes profissionais, que remetem ao entendimento conceitual e didático da SAI, quanto para o desenvolvimento da competência para a utilização de diferentes ferramentas digitais integradas à metodologia. E através da etapa de validação, ficou evidente a necessidade de continuar investindo em capacitação para uso de tecnologias digitais com foco na inovação metodológica. Apesar das dificuldades impostas por um contexto educativo em tempos de pandemia da Covid-19, os professores conseguiram aproveitar as vivências da formação continuada e ressignificarem a sua prática. Por fim, mediante todas as possibilidades vislumbradas nessa pesquisa, espera-se fornecer subsídios importantes, principalmente para a educação do Estado do Rio Grande do Norte e das próprias instituições escolares na valorização, manutenção e reestruturação dos processos permanentes de aperfeiçoamento dos seus profissionais.

Presidente - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA