Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA BEZERRA DE MELO PEREIRA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLARISSA BEZERRA DE MELO PEREIRA NUNES
DATA : 17/07/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência: http://meet.google.com/rof-ijdr-wea
TÍTULO:

MODELOS DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM BASEADOS NA ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL 2


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Dados Educacionais; Visualização de Dados; Trilhas de Aprendizagem; Pesquisa-ação; Formação Docente.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A evolução dos processos de ensino e aprendizagem tem perpassado por mudanças físicas na sala de aula, nos materiais didáticos, na forma como os alunos e professores interagem entre si, e com as relações de tempo e espaço. Pouco progresso tem, no entanto, sido observado no que se refere a formas de avaliação dos processos de aprendizagem dos educandos. Algumas instituições de ensino adotam um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para auxiliar discentes e docentes ao longo dos processos de ensino e aprendizagem, o que gera uma quantidade substancial de dados sobre como os alunos interagem com a ferramenta, formando trilhas de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho se propõe a auxiliar a formação docente através do desenvolvimento de um material de referência visando a análise de dados educacionais oriundos do uso de um AVA. Para isso, serão analisados dados e gráficos sobre o uso do AVA pelos alunos, possibilitando a busca por padrões que indiquem como os educandos trilham seus processos de aprendizagem. A metodologia utilizada será a  pesquisa-ação, com uma abordagem mista quanti-quali, iniciando-se da análise dos rendimentos escolares e dos registros de interação de 140 alunos do 6º ano na disciplina de língua inglesa, em uma escola privada situada em Natal/RN, ao longo do primeiro semestre de 2020. Os dados coletados pelo AVA servirão de base para a construção e análise de gráficos, com a finalidade de identificar padrões de comportamento e de rendimento, possibilitando a modelagem de trilhas de aprendizagem. Após isso, será criado o material de referência para treinamento de professores, para que os mesmos aprendam a gerar gráficos e analisá-los a fim de compreender como os seus 490 alunos trilham suas aprendizagens no AVA, propiciando intervenções para auxiliar o desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos. Espera-se usar este material para contribuir com a formação de mais docentes, tanto dentro quanto fora da escola locus deste estudo, com vistas a auxiliar a comunidade e o desenvolvimento de diferentes formas de se avaliar processos de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES

Notícia cadastrada em: 01/07/2020 07:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao