Banca de DEFESA: RAYANE EMANUELLE DE OLIVEIRA VALENTIM

DISCENTE : RAYANE EMANUELLE DE OLIVEIRA VALENTIM
DATA : 01/07/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cibelle

O AUDIOVISUAL COMO PROCESSO METACOGNITIVO DE APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA QUILOMBOLA

Palavras-chave: Produção de vídeo. Metacognição. Aprendizagem significativa.

O ensino na era digital necessita corresponder aos desafios impostos pelas mudanças na construção do conhecimento. Apesar de alguns autores da educação defenderem a hipótese de que o aluno, quando ativo no processo educativo, desenvolve aprendizagens de maneira mais significativa, pouco se percebe tais concepções em práticas assertivas como estratégias para alcançar o sucesso traçado nos planejamentos dos docentes. Nesta perspectiva esta pesquisa construiu uma Sequência Didática que centra-se na linguagem audiovisual como processo metacognitivo de desenvolvimento da aprendizagem. Por meio da abordagem qualitativa, descritiva e exploratória adotou-se a pesquisa-ação como opção metodológica. A pesquisa empírica foi realizada na Escola Municipal Sérgio Varela, localizada na zona rural de Ceará Mirim/RN, distrito da Comunidade Quilombola de Coqueiros, tendo como sujeitos os 28 alunos, com idade média entre 10 e 15 anos de idade, que juntos compõem a turma do 5º ano do ensino fundamental da referida escola. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, a saber: proposição da atividade em comemoração ao mês da consciência negra, escolha do tema para o projeto de pesquisa, realização de oficina de vídeo e Organização do Conhecimento (OC) em uma Sequência Didática (SD). Os dados foram registrados por meio de anotações sistemáticas de observação realizadas no diário de pesquisa do professor. Ao final da pesquisa foi possível constatar que a produção do vídeo se configurou como uma estratégia eficaz de aprendizagem e metacognição pois despertou nos alunos a sensibilidade necessária ao processo do conhecer, possibilitou maior engajamento e participação ativa nas atividades propostas e fez com que o processo de reflexão sobre as ações realizadas culminasse com aprendizagens significativas.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Externo ao Programa - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO
Externo ao Programa - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Externo ao Programa - 1051570 - THIAGO ISAIAS NOBREGA DE LUCENA