Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE CLÉBIA BARBOSA

DISCENTE : CRISTIANE CLÉBIA BARBOSA
DATA : 18/06/2020
LOCAL: Videoconferência - https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cibelle

OBSERVATÓRIO DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA COLETA DE DADOS SOBRE NECESSIDADES FORMATIVAS

Formação docente continuada. Necessidades formativas. Observatório.

O processo de formação docente precisa ocorrer permanentemente, mas uma das maiores dificuldades dos professores da Educação Básica é o acesso à cursos de formação continuada que reflitam as necessidades específicas e contextuais das diferentes realidades escolares. Diante disso, cria-se uma lacuna na capacitação dos professores e, consequentemente, na formação dos alunos. Identificar as demandas formativas deve ser um processo que antecede o planejamento dos cursos, pois o conhecimento de tais elementos contextuais da realidade escolar pode trazer um diagnóstico e uma eficácia à uma formação contextualizada com o espaço de atuação desses profissionais. Assim, esta pesquisa visa criar um Observatório da Formação Docente Continuada como um instrumento de coleta das demandas de formação dos professores para subsidiar a oferta de cursos de formação continuada. O método científico utilizado para este trabalho será o indutivo, com uma abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos será exploratória e descritiva, pois o percurso metodológico deste trabalho tem como objetivos específicos:  a) Analisar como se dá a proposta de cursos de formação docente continuada pelas instituições formadoras; b) Descobrir se e como os professores encaminham suas necessidades de capacitação às instituições formadoras; c) Identificar as motivações que levam os professores à buscarem formação continuada, para concepção de um design amigável do observatório; e d) Desenvolver um sistema de coleta permanente de dados sobre demandas formativas dos professores. Espera-se como resultado desta pesquisa, a disponibilidade de um sistema de informação gamificado atualizado pelos próprios professores da Educação Básica, com informações sobre suas demandas formativas, podendo contribuir para que as agências formadoras tenham um banco de informações que sirvam de referência na proposição de cursos com temáticas mais sintonizadas com a realidade do chão da escola.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES