Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMANTA FERREIRA AIRES

DISCENTE : SAMANTA FERREIRA AIRES
DATA : 04/02/2020
LOCAL: Sala B204 do Instituto Metrópole Digital

Desenvolvendo Jogos Educacionais Digitais através da União de Entretenimento, Design e Educação

Jogos Digitais; Educação; Framework; Desenvolvimento.

Os estudantes da geração dos nativos digitais exigem um formato de aprendizado divertido e engajante que se aproxime da realidade que as tecnologias digitais promovem, como a rápida troca de informações, o acesso a conteúdos sob demanda e o aprendizado não linear e progressivo. No entanto, percebe-se que os métodos tradicionais de ensino ainda são predominantes nas escolas, apesar dos professores estarem buscando cada vez mais formas de engajar seus alunos através do uso das tecnologias. Com o constante crescimento da indústria de jogos no Brasil e no mundo, os jogos digitais têm se mostrado como uma das tecnologias mais utilizadas, fazendo parte da rotina dos alunos. Os Jogos Educacionais Digitais, particularmente, já são considerados uma estratégia eficaz para o ensino. No entanto, muitos deles são considerados chatos pelos alunos pois são focados apenas no contexto pedagógico, negligenciando o contexto emocional que os tornam interessantes aos jogadores. Dessa forma, existe a necessidade de promover a qualidade dos jogos desde a sua concepção, alinhando o entretenimento com a educação. Diante dessa realidade se inserem os frameworks conceituais que auxiliam no processo de desenvolvimento de jogos educacionais digitais, como o PlayEduc, mas que ainda apresentam limitações teóricas e práticas que prejudicam a validade de seu uso. Assim, o objetivo deste trabalho é propor uma evolução do PlayEduc baseada em três pilares principais: Entretenimento, Design e Educação. O framework auxilia designers e pesquisadores a desenvolverem jogos educacionais digitais que agregam elementos essenciais de cada um dos pontos citados, criando jogos que alinham a diversão com o conteúdo pedagógico. A validação da proposta foi realizada nas seguintes situações: (1) na concepção de jogos educacionais digitais de pequeno porte no contexto de uma disciplina de graduação no tema do Desenvolvimento de Jogos Educacionais; e (2) na produção de um jogo educacional digital de porte médio, com foco no ensino da Matemática.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS