Banca de QUALIFICAÇÃO: GISÉLIA MARIA DOS SANTOS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISÉLIA MARIA DOS SANTOS FERREIRA
DATA : 07/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala B203 do Instituto Metrópole Digital
TÍTULO:

Uma proposta de Aprendizagem Não Linear da Matemática por Meio de Jogos Digitais


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos Digitais; Aprendizagem Simultânea; Educação Matemática; Modelos Matemáticos.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

As mudanças ocorridas na sociedade, por inserção da tecnologia, possibilitou a formação de um novo grupo social, cuja cultura, forma de pensar e hábitos de interação, provocaram alterações em suas formas de buscar informação e entretenimento. Com isso, o conhecimento de mundo desta geração permite que os mesmos aprendam de uma forma diferente das gerações passadas. Caminhando em direção contrária, a educação se mantém com métodos tradicionais de ensino que apresenta poucos avanços nos índices de aprendizagem relacionados à Matemática, disciplina que proporciona conhecimento estratégico para o desenvolvimento da ciência, indicando assim uma falha de comunicação entre a educação e a sociedade. Por outro lado, algumas pesquisas têm apontado resultados positivos por meio do uso de metodologias ativas, como por exemplo a aprendizagem baseada em jogos digitais. Entretanto, os jogos digitais desenvolvidos com objetivos educacionais são, na sua grande maioria, considerados desinteressantes, não promovendo uma aprendizagem significativa dos conteúdos da Matemática. Portanto, para contribuir com o desenvolvimento de jogos motivadores de aprendizagem na área da Matemática, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver modelos matemáticos que, ao serem inseridos na narrativa, mecânica e desafios dos jogos, proporcionem uma aprendizagem significativa, divertida e simultânea de Geometria, Álgebra e Aritmética, por meio do desenvolvimento da criatividade, da realização de experimentos reais em ambiente digital e a formalização de conceitos através de abstrações. Outrossim, é interesse deste trabalho analisar os elementos de jogos que favorecem o desenvolvimento de um jogo imersivo, capaz de cumprir com os objetivos educacionais propostos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com o Jogo Pharos para investigar as potencialidades de aprendizagem dos modelos desenvolvidos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Notícia cadastrada em: 23/01/2020 14:57
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