Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCINEIDE CRUZ ARAUJO

DATA : 13/12/2019
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

Jogos Digitais na Educação Infantil: Usos, Práticas e Interações

Educação Infantil. Jogos Digitais. Processo de Aprendizagem.

As crianças da Educação Infantil estão imersas na cultura digital, comunicam-se e aprendem utilizando aportes tecnológicos, mesmo antes de frequentar a escola. Dentre as práticas produzidas pelas crianças, as brincadeiras e jogos infantis ocupam lugar de destaque por sua importância na inserção cultural da criança, tanto no processo de desenvolvimento infantil quanto no campo da aprendizagem. Para a infância contemporânea, as possibilidades lúdicas vêm sendo ampliadas pela possibilidade de interação e diversão oferecida pelos jogos digitais. Neste contexto, a presente pesquisa objetiva propor práticas com o uso de jogos digitais no contexto da Educação Infantil de forma que contribua no processo de aprendizagem dos campos de experiências propostos às crianças. Esta investigação inscreve-se, portanto no paradigma da pesquisa qualitativa e fará empréstimos de alguns procedimentos vinculados à pesquisa-ação, devido a necessidade de intervir no espaço educativo, estabelecendo uma relação dialógica com as crianças no campo da pesquisa. Os procedimentos para a realização da intervenção foram organizados em três etapas. Na fase preliminar, realizamos uma pesquisa exploratória dos jogos digitais infantis, tendo como referências os jogos digitais citados nos trabalhos da revisão sistemática, tendo sido alguns deles selecionados e analisados para serem utilizados. Na primeira etapa foi realizada uma apresentação do cronograma de atividades da proposta tanto para a coordenação quanto para as professoras da turma. Na segunda etapa se deu o primeiro contato das crianças com as atividades planejadas. Para a terceira etapa, realizou-se algumas sessões de intervenções com computação desplugada, seguidas da aplicação dos jogos digitais selecionados na fase preliminar. Diante das observações coletadas e dos registros analisados e interpretados, ainda que seja inicialmente, já é possível refletir sobre quais habilidades estão sendo desenvolvidas pelas crianças e quais experiências estão sendo partilhadas, durante a prática e aplicabilidade dos jogos digitais. Os resultados deste percurso investigativo nos apontam como os jogos digitais podem fazer parte do cotidiano infantil, das brincadeiras, atividades lúdicas e, principalmente, da maneira como as crianças se apropriam deste instrumento estabelecendo relações em seu contexto de aprendizagem.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externo ao Programa - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO