Banca de QUALIFICAÇÃO: YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO

DISCENTE : YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO
DATA : 11/12/2019
LOCAL: IMD - Auditório B321

LETRAMENTO DIGITAL NA ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO TEXTUAL NA PLATAFORMA LIVROS DIGITAIS

produção textual; alfabetização; letramento; letramento digital; plataforma livros digitais

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cenário escolar, nas práticas docentes e no cotidiano dos educandos, tendo em vista vivermos na sociedade da informação e do conhecimento. Em sendo assim, não há mais como negar a necessária conexão entre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC).  Esse projeto visa realizar uma prática educativa, tendo como objetivo analisar o processo de produção textual na plataforma livros digitais, das crianças na fase de alfabetização, na perspectiva do letramento digital. De natureza qualitativa, utiliza-se de elementos da pesquisa-ação, uma vez que se propôs a realizar uma intervenção ativa no processo educativo, numa escola pública municipal, com educandos e uma docente do 2º ano da etapa de alfabetização, na cidade de Tibau do Sul, do estado do Rio Grande do Norte. A intervenção foi planejada e estruturada em sequências didáticas, desde o diagnóstico à aplicação. Pretende-se que a proposta proporcione resultados significativos na apropriação da escrita, na produção textual e no letramento digital dos educandos envolvidos, bem como, possibilite, a docente colaboradora do estudo, repensar sua prática, na integração de recursos tecnológicos. Consequentemente, poderá contribuir na reflexão sobre os impactos das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem da língua escrita.

Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Externa ao Programa - 1801922 - Alessandra Cardozo de Freitas
Notícia cadastrada em: 03/12/2019 09:51