Banca de DEFESA: FÁBIO SAMPAIO DOS SANTOS CÂMARA

DISCENTE : FÁBIO SAMPAIO DOS SANTOS CÂMARA
DATA : 18/11/2019
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas com a Inclusão do Pensamento Computacional nas Escolas de Ensino Fundamental

Pensamento Computacional; Habilidades Matemáticas; Resolução de Problemas.

Atualmente, não há como dissociar o uso dos computadores para otimizar diversas atividades à nossa volta. Porém, a escola, que é o agente transformador da sociedade e que vem passando por transformações mediante métodos pedagógicos para dinamizar e sistematizar os processos de ensino e aprendizagem, não consegue acompanhar os avanços das tecnologias digitais que auxiliam o ensino e a produção do conhecimento em sala de aula. Pesquisas constatam que a utilização de recursos digitais em consonância com o currículo escolar contribui no processo de ensino e aprendizagem, na resolução de problemas e na colaboração entre os alunos, estimulando diversas competências consideradas importantes para o século 21. Neste contexto se insere o Pensamento Computacional, que é derivado de metodologias de ensino da Ciência da Computação e vem sendo implantado em muitas escolas no mundo, se mostrando como um recurso complementar à sala de aula para tornar o processo de aquisição de habilidades em resolução de problemas mais estimulante e eficaz. Este trabalho realiza um estudo para verificar como a inclusão do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental contribui no processo da aprendizagem em habilidades matemáticas, uma vez que precisamos encontrar alternativas para ajudar a melhorar os resultados insatisfatórios dos alunos brasileiros nesta disciplina. Espera-se, com esta investigação, contribuir para a discussão acerca do pensamento computacional ser um meio para a melhoria significativa dos estudantes no processo de aprendizagem em habilidades de matemáticas.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa à Instituição - AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA REBOUÇAS - UFPB