Banca de DEFESA: DANIEL LOBÃO DOS SANTOS FIGUEIREDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL LOBÃO DOS SANTOS FIGUEIREDO
DATA : 31/10/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital
TÍTULO:

Xavier: um software educativo para avaliação de mapas conceituais


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Mapas Conceituais; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Mapas Conceituais; Tecnologia Educacional; Ambientes Virtuais de Aprendizagem;


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Com as revoluções tecnológicas e pedagógicas ocorridas desde o século passado, os processos de ensino e aprendizagem vêm se alterando em um ritmo acelerado, entretanto o mesmo não acontece de forma tão evidente com as formas de avaliação. Por exemplo, no Brasil os principais instrumentos de avaliação da educação a nível nacional são objetivos, como o SAEB, Prova Brasil, ANA, ENEM, ENADE e outros. Considerado o universo de 18 milhões de discentes do ensino médio e superior em 2018 essa é uma estratégia compreensível. Mas não deveria ser replicada dentro de cada sala de aula individualmente, cujos universos particulares são em quantidade muito menor, com apenas dezenas de discentes. Nesse contexto podem ser utilizadas outras formas de avaliação, como avaliações subjetivas. Considerado isso, mapas conceituais já se estabeleceram como um instrumento pedagógico apropriado para visualização e avaliação subjetiva da aprendizagem. Dentro da perspectiva avaliativa é comum nas instituições, incluindo o IFRN, locus deste trabalho, serem estabelecidos três principais formas: diagnóstica, formativa e somativa. Mapas conceituais costumam ser usados como instrumentos diagnósticos e formativos, mas dificilmente como instrumentos somativos, por serem considerados qualitativos e não quantitativos. Apesar de já existirem programas de computador que permitem a criação e manipulação de mapas conceituais, existe uma lacuna a ser preenchida: softwares que auxiliem a avaliação somativa de mapas conceituais. Existem critérios utilizados para avaliação e correção de mapas conceituais, mas inexistem ferramentas digitais que os utilizem apropriadamente, ou que permitam que os docentes criem seus próprios critérios. A partir dessa necessidade, surge este trabalho, que trata-se de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo geral desenvolver o software Xavier, seguindo processo de engenharia de software proposta por Sommerville (2011). Metodologicamente, os objetivos específicos deste trabalho são: descrever critérios para avaliação de mapas conceituais e sua aplicação computacional; estabelecer metodologia para o uso do software; conceituar, projetar e desenvolver o software educativo. Para a produção dos artefatos de software das etapas de conceituação e projeto foram utilizadas as ferramentas Lucidchart e Astah Professional 8.1. Na etapa de construção foram usadas as ferramentas Apache 2.4, MariaDB 10.4, PHP 7.3 e phpMyAdmin 4.9, a resultar na disponibilização do software no domínio www.xavieredu.com.br. A perspectiva teórica necessária para embasar o aspecto educacional está pautada nas concepções de Luckesi (2011), Moreira (2015), Novak e Cañas (2010) e Viana (2016). Com a disponibilização do Xavier, espera-se difundir o uso de mapas conceituais e sua aplicação enquanto avaliação da aprendizagem.

 

Palavras-chave: Mapas Conceituais; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Mapas Conceituais; Tecnologia Educacional; Ambientes Virtuais de Aprendizagem;


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - NUNO MIGUEL MARQUES DE SOUSA - UAL
Externo à Instituição - PLACIDO ANTONIO DE SOUZA NETO - IFRN
Notícia cadastrada em: 17/10/2019 10:11
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