Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERTON DA SILVA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVERTON DA SILVA BRITO
DATA : 24/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório B206 do Instituto Metrópole Digital
TÍTULO:

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES RESIDENTES DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas. Formação docente. Letras-Libras. Surdo.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O uso de instrumentos digitais em sala de aula tem se intensificado, principalmente pela
necessidade de incorporação de metodologias ativas que são potencializadas pelo uso de
recursos tecnológicos e visam colocar o estudante como sujeito ativo e protagonista do
seu processo de aprendizagem. Um dos desafios paralelos a isso é a necessidade da
apropriação dessas ferramentas nas rotinas de sala de aula, de forma a proporcionar
práticas pedagógicas personalizadas, Interativas, inovadoras e cada vez mais
colaborativas, alinhadas com os objetivos de aprendizagem e sequências didáticas
inerentes à prática docente e o ensino aprendizagem do aluno surdo. Diante desse
contexto, identificando condições que dificultam, ou, até mesmo, impossibilitam a
promoção de uma educação mais inclusiva e efetiva em salas de aula com estudante
surdo incluído, e que esta pesquisa objetiva analisar o processo de formação docente de
estudantes que compõem o programa da Residência Pedagógica do curso de Letras -
Língua portuguesa e Libras da UFRN com o uso de metodologias ativas como recurso
de ensino e aprendizagem para estudantes surdos, com foco no desenvolvimento de
práticas didático-pedagógicas mais flexíveis que possibilitam a construção e o
compartilhamento do conhecimento. Partimos da hipótese de que o uso de metodologias

ativas como recurso didático pedagógico pode auxiliar, tornar mais dinâmica efetiva e
personalizada a educação de estudantes surdos na educação básica. Para tanto,
desenvolveu-se um estudo piloto que deu suporte a formatação do atelier para formação
docente intitulada “ Educação 3.0 e a Formação das Habilidades do Profissional do
Futuro” realizada com professores com alunos surdos incluídos na rede pública de
educação básica do Rio Grande do Norte. A metodologia que norteia a realização deste
estudo é a pesquisa-ação de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa. O atelier
formativo proposto tem como missão fomentar, mediar a reflexão, e propiciar a
construção de práticas educativas efetivas, que encaminhem para um desenvolvimento
significativo do estudante surdo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Externa ao Programa - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Notícia cadastrada em: 11/10/2019 20:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao