Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO GUILHERME DE LIMA

DISCENTE : RAIMUNDO GUILHERME DE LIMA
DATA : 26/08/2019
LOCAL: Auditório B321 do IMD

CINEMATOGRAFANDO GEOGRAFICAMENTE O ESPAÇO GEOGRÁFICO DA CIDADE DE EXTREMOZ NA PLATAFORMA DO YOUTUBE

Audiovisual, YouTube, Geografia, Produção midiática

Este trabalho investiga as possibilidades educacionais abertas pelas redes sociais de vídeo, em especial o YouTube. A partir da democratização da produção e distribuição de vídeos, advindas dos usos de aparelhos celulares e das redes sociais, este processo, visa fomentar um direcionamento que permita aos discentes abarcarem a prática pedagógica escolhida, que neste caso específico, é o audiovisual. A efetividade da proposta estabelece a produção de vídeos e o acréscimo de todas suas etapas, tais como, a elaboração do roteiro, produção, edição e publicação realizadas pelos discentes com a mediação do professor, a fim de ser publicado na plataforma do YouTube em canal próprio, criado especificamente para a condução do estudo. A medida atribui aos alunos a singularidade de protagonistas nesse processo de ensino e aprendizagem. A proposta empregada será aplicada no eixo da esfera pública, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, sendo desenvolvida no componente curricular de Geografia no Ensino Fundamental II com a turma do 9º ano vespertino. O locus do trabalho é Município de Extremoz – RN, inserido na região metropolitana da capital, mais precisamente na comunidade rural de Vila de Fátima. O objetivo do estudo é promover através da produção midiática, a interação entre os conceitos geográficos trabalhados no ambiente educacional com a identidade local do lugar. Para verificar os elementos pesquisados o estudo tabulou os seguintes aspectos analisados: os tipos de linguagens usados pelos Youtubers, a Iconografia dos vídeos, a sonoridade, duração dos materiais produzidos e o público-alvo. Os elementos de verificação mencionados fizeram parte do conjunto de itens que funcionaram no processo de observação dos canais selecionados e avaliados no decorrer da pesquisa. O referencial teórico foi norteado por uma construção conceitual atribuindo como parâmetros os seguintes aspectos: o sistema educacional em algumas nações desenvolvidas, o audiovisual quanto ferramenta educacional e o streaming como um instrumento facilitador para as atividades escolares. O atual estágio da pesquisa encontra-se com resultados parciais, visto que, os alunos estão finalizando as produções práticas e esses resultados serão descritos de forma sistemática no corpo estruturante da dissertação. Por conseguinte, o trabalho reafirma o propósito de contribuir no processo de dinamizar o cenário educacional, trazendo uma proposta contemporânea, empreendedora e funcional no tocante ao aprimoramento da performance dos discentes.

Presidente - 1943721 - ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI