Banca de QUALIFICAÇÃO: YNESSA BEATRIZ DANTAS DE FARIAS

DISCENTE : YNESSA BEATRIZ DANTAS DE FARIAS
DATA : 21/08/2019
LOCAL: IMD B206

O IMPACTO DO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino Fundamental. Anos Iniciais. Matemática. Khan Academy. IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem sido um dos principais demonstrativos para monitoramento da educação no país. Seus resultados ao longo dos últimos anos alertam que nem todas as estratégias adotadas para melhorar o ensino têm sido eficazes, dada a alta quantidade de resultados abaixo do esperado. O IDEB por si só não revela todas as facetas das quais uma educação de qualidade depende, além de não oferecer um filtro detalhado por turno em cada instituição no qual é aferido (o que é um alerta sobre a precisão dos resultados por escola). No entanto, isso não é suficiente para que um índice tão importante seja ignorado, bem como para o fato de que as metas relacionadas a ele não estejam sendo alcançadas em diversas localidades. Isso inclui uma das escolas estaduais do Rio Grande do Norte, a qual será lócus desta pesquisa. Essa escola ocupa uma das posições mais baixas do IDEB no estado, além de índices de aprovados abaixo do esperado em diversas séries, em relação às metas internas da própria instituição. Diante desse contexto, nos propomos a verificar se há evidências de melhoras qualitativas e/ou quantitativas no desempenho de um grupo de alunos para o qual será aplicado, em sala de aula, o conteúdo de matemática disponível na plataforma Khan Academy. O estudo foi construído, em sua fase inicial,  sob a metodologia de pesquisa bibliográfica, para definição de termos técnicos utilizados e para construção de revisões sistemáticas sobre temas pertinentes à pesquisa. A fase prática com os alunos estrutura-se como estudo de caso, com análise de resultados nos viezes qualitativo e quantitativo. A turma observada será do 4º ano do Ensino Fundamental, e ficará dividida em grupo controle e grupo experimental, de forma a garantir o máximo de homogeneidade na distribuição de alunos em cada conjunto. O grupo experimental terá um momento semanal, durante um bimestre letivo e com a devida orientação, para explorar e praticar as atividades propostas na plataforma para a sua série escolar. Ao final da experiência, traçaremos um comparativo entre os dois grupos observados, com base tanto nos seu desempenho nas provas bimestrais, quanto em relatório de avaliação qualitativa construído em parceria com a professora regular da turma e a coordenação pedagógica da escola. Esta pesquisa terá foco nos índices internos da instituição e das metas projetadas para cada série ao longo deste ano letivo projetando, como resultado do experimento, que seja possível auxiliar a instituição e demais escolas da rede a potencializarem sua prática de ensino da matemática.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA