Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA FERNANDES DA SILVA DE SOUZA

DISCENTE : BARBARA FERNANDES DA SILVA DE SOUZA
DATA : 20/08/2019
LOCAL: IMD B206

Recursos Digitais de Aprendizagem na Educação Infantil reflexões e referências para uso no planejamento docente

Educação Infantil, BNCC, Objetos de Aprendizagem, Planejamento docente.

A educação infantil constitui a primeira etapa da vida escolar de uma criança, sendo um espaço de troca, desenvolvimento e aprendizagem. O professor da Educação Infantil possui o papel, de junto a família, auxiliar no processo de cuidar e educar, apresentado à criança novas possibilidades de interação e apropriação dos conhecimentos desenvolvidos pela sociedade ao qual está inserida. Vivemos em uma sociedade conectada, a cada instante novas descobertas são realizadas e compartilhadas, o advento da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) trouxe novos parâmetros para esses compartilhamentos.  As crianças desde muito pequenas são apresentadas a esses recursos tecnológicos, estamos experienciando uma nova geração, denominada como Alpha, que possui uma forma singular de interação com a tecnologia até então sem precedentes. É necessário o professor de Educação Infantil apropriar-se de recursos tecnológicos, suas possibilidades de uso e potencialidades pedagógicas, anexando-as em seu planejamento e dialogando com o conhecimento de seus alunos. Neste sentido, esta pesquisa visa auxiliar os professores da educação infantil, na implementação de recursos digitais de aprendizagem, em seu planejamento e prática docente. Tem como metodologia uma abordagem quali-quanti a partir de uma análise exploratória através do levantamento bibliográfico, categorização e análise dos Repositórios Digitais (RD) e dos Objetos de Aprendizagem (OA) destinados às crianças em idade pré-escolar e  aplicação de questionário para coleta de dados dos professores de educação Infantil. Ao final do estudo será elaborado um material que possa ser usado pelos professores de educação infantil como referencial de uso dos OAs, ampliando o escopo do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação - CIEB (2018) em sintonia com os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Com esta pesquisa, espera-se contribuir na inclusão da tecnologia no planejamento e na práticas do professor da Educação Infantil.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA