Banca de QUALIFICAÇÃO: IGO JOVENTINO DANTAS DINIZ

DISCENTE : IGO JOVENTINO DANTAS DINIZ
DATA : 16/08/2019
LOCAL: IMD B206

O ensino hibrido na capacitação de servidores públicos: uma proposta no IFRN

Ensino Híbrido, blended learning, b-learning, Capacitação, Treinamento, Formação Continuada.

O blended learning ou Ensino Híbrido (EH) combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, com o objetivo de maximizar a experiência de aprendizagem combinando recursos do ensino on-line e offline. O EH tem se fortalecido como metodologia ativa de ensino aplicada nas empresas, proporcionando treinamentos corporativos interativos, dinâmicos e personalizados. Neste contexto, propõe-se neste projeto de pesquisa analisar a experiência de um curso de capacitação profissional personalizado e inovador, norteado pela metodologia híbrida de ensino, na perspectiva da sala de aula invertida, tendo como público alvo os servidores de um instituto federal de ensino. Inicialmente, a fim de identificar o estado da arte da temática em questão, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura (MSL) considerando os últimos 5 anos, no qual foram encontrados poucos trabalhos relacionados, contudo relevantes a nível mundial. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos como exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o tema. Quanto aos procedimentos pode ser considerada como pesquisa-ação, visto que se trata de uma metodologia de intervenção no âmbito de uma organização visando compreender uma realidade buscando modificá-la. Para atender os objetivos propostos o curso terá seu desenvolvimento norteado pelo processo de treinamento proposto por Chiavenato, seguindo as etapas: Diagnóstico, Desenho, Implementação e Análise. Após a conclusão do curso serão avaliados temas relacionados ao desenvolvimento do curso, a metodologia de ensino empregada, a satisfação dos participantes e a qualidade do curso de um modo geral. Ao final do projeto espera-se que a utilização do EH como metodologia aplicada à capacitação tenha resultados positivos, que o curso atenda às expectativas dos participantes e os capacite de forma personalizada para o dia a dia de trabalho na instituição. Em maior escala, à luz destes resultados, espera-se que o instituto adote a metodologia de EH no programa de capacitação institucional e expanda aos demais setores e unidades o formato semelhante utilizado, atendendo assim aos princípios de eficácia e eficiência no serviço público.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa à Instituição - ANDRÉ GUSTAVO DUARTE DE ALMEIDA - IFRN
Notícia cadastrada em: 05/08/2019 15:12