Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁDILA DE LIMA FERREIRA

DISCENTE : ÁDILA DE LIMA FERREIRA
DATA : 23/08/2019
LOCAL: IMD sala B321

Experiência de Formação Continuada de Professores do Promédio Integral para Inovação Metodológica com o uso da Sala de Aula Invertida integrada às Tecnologias Digitais

PALAVRAS-CHAVE: Formação Continuada de Professores. Sala de Aula Invertida. Tecnologias Digitais. Promédio Integral.

O cenário de imersão na cultura digital há algum tempo vem revelando novas perspectivas para educação, principalmente por estar a disposição um repertório amplo de recursos que podem ser  explorados no processo de ensino e aprendizagem. As práticas pedagógicas com viés tradicionais não estão atendendo às exigências desta geração de nativos de uma sociedade que evolui aceleradamente na forma de produzir e disseminar o conhecimento. Essas mudanças refletem de modo especial na formação dos professores, que precisam assumir novas posturas frente ao uso de tecnologias digitais. Daí emerge a necessidade de evoluir em pesquisas e práticas que possibilitem integrar o professor em um contexto formativo compatível com a sua realidade profissional, com as particularidades da escola em que atua e que possa promover a inovação metodológica, com vistas  ao desenvolvimento de competências capazes de tornar o estudante protagonista no seu processo de aprendizagem. Esses aspectos resulta inserir a sala de aula invertida - SAI num modelo experimental de formação docente, pela sua pertinência enquanto metodologia ativa e inovadora, que  possibilita a integração de estratégias pedagógicas e ferramentas digitais, inverte a lógica tradicional de uma aula e estimula a aprendizagem ativa do estudante. Assim, esta pesquisa visa analisar uma experiência de formação continuada sobre a sala de aula invertida  integrada às tecnologias digitais, com professores do Promédio Integral de uma escola estadual do município de Extremoz/RN. Para isso, segui-se os paradigmas da pesquisa de natureza qualitativa, utilizando inicialmente os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica para construir o referencial teórico das categorias bases do estudo: formação docente e sala de aula invertida, bem como o método da pesquisa-ação com base em Thiollent (2011) para a adaptação das seguintes etapas condutoras do processo investigativo: exploração do lócus de estudo; construção do plano de ação da formação continuada; implementação do modelo experimental de formação baseada na SAI; validação do processo formativo a partir da aplicação de planos de aula interdisciplinares pelos professores; avaliação dos resultados gerais alcançados com o experimento; e divulgação externa da pesquisa. Por fim, vislumbra-se no itinerário deste trabalho, avançar cientificamente nas pesquisas sobre SAI na formação docente, contribuir para inovação dos métodos de ensino-aprendizagem na escola escolhida para o experimento e elaborar um guia didático do percurso formativo, a fim de fornecer subsídios importantes para a educação do Estado e das próprias instituições na reestruturação dos processos permanentes de aperfeiçoamento dos professores para o uso significativo das tecnologias digitais.

Presidente - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA