Banca de DEFESA: RAISSA ARAUJO DA SILVA

DISCENTE : RAISSA ARAUJO DA SILVA
DATA : 06/05/2019
LOCAL: IMD - Auditório B321

LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Letramento digital. Educação a distância. Tecnologia da Informação e Comunicação.

A sociedade atual, está permeada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), de modo que os alunos convivem com diversos recursos e ferramentas, as quais exigem novas maneiras de ser e se comunicar. Diante desse cenário, não há como se eximir de tratar do assunto, nem se esquivar as mudanças paradigmáticas causadas pelas tecnologias educacionais. Pressupõe-se, assim, que existe uma estreita relação entre TDIC e educação a distância, haja vista, essa modalidade se desenvolver a partir e com as TDIC, além dos seus alunos estarem imersos em um ambiente virtual de aprendizagem, cujas ferramentas contribuem para formação de sujeitos letrados digitalmente. A situação exposta, nos instigou a investigar as práticas de letramento digital dos alunos no Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visando identificar e analisar as práticas de letramento digital efetivadas na disciplina Profissão Docente, além de verificar a contribuição da Educação a Distância para formação docente na perspectiva do letramento digital.O estudo foi centrado no componente curricular Profissão Docente, ofertado pelo referido curso, pela possibilidade de acesso e imersão no seu ambiente virtual de aprendizagem – AVA, uma vez que atuava-se, à época, como tutora a distância.  O referencial teórico, utilizado na realização deste estudo esteve ancorado no tripé : Educação a Distância; Letramento digital e Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, tendo Belloni (2015), Almeida e Valente (2011) e Buzato (2006), como autores norteadores das referidas áreas. A investigação teve um cunho qualitativo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e de nuances estudo de caso etnográfico. Os dados foram coletados através de questionários, diário de campo, documentos e atividades realizadas na disciplina Profissão Docente - fórum colaborativo e infográfico. Durante o percurso da investigação, observou-se que nas práticas analisadas foram instigados os processos de interação, colaboração, interatividade e autonomia, aliados as competências de busca na internet e avaliação crítica do conteúdo, os quais contribuíram para uma formação do sujeito na perspectiva do letramento digital.  Percebemos, assim, que a EaD pode contribuir para formação docente na perspectiva do letramento digital, quando oferece aos seus alunos suporte para se trabalhar práticas pedagógicas imbricadas com TDIC. Nesse caso, a utilização de estratégias metodológicas ativas, com o uso de tecnologias, para formação de sujeitos letrados digitais, pode ser apontado como uma experiência necessária para quem vivencia a modalidade a distância, tornando o processo de ensino e aprendizagem atrativo e coerente com as demandas educacionais contemporâneas.

Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE