Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERSON MIZAEL CORTEZ SILVA

DISCENTE : EVERSON MIZAEL CORTEZ SILVA
DATA : 07/01/2019
LOCAL: sala B321 - Instituto Metrópole Digital

Um protótipo para auxiliar o acompanhamento da evasão escolar nos cursos técnicos e superiores no IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante

Evasão escolar; Mineração de dados; SUAP; IFRN.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) tem vivenciando um processo de expansão desde 2005. Até 2018 foram criadas mais de 500 unidades em todo Brasil. O número de ofertas e o número de matrículas aumentaram. Em que pese a importância desta ampliação, não basta somente dar o acesso à escola, é necessário manter os alunos estudando, conforme observa a LDB. A evasão escolar é um tema complexo que tem atingido instituições de ensino em diversas modalidades e níveis de ensino. Este termo é associado a diferentes situações, sendo a mais comum aquela que considera evasão como as matrículas que foram finalizadas sem êxito. O campus São Gonçalo do Amarante (SGA) do IFRN, apresentou em seus cursos presenciais ativos e regulares no período de 2015 a 2017 as taxas médias de evasão de 13,4% para os cursos de nível técnico e 31,5% para os superiores. Sendo que o Plano Estratégico de Permanência e Êxito da instituição estabelece as metas de evasão máxima em 2023 em 5% para o técnico e 10% para o superior, enquanto o PNE 2014-2024 estipula em suas metas a elevação da taxa de conclusão para o nível técnico e superior em 90% na Rede Federal. Ou seja, mesmo sem considerar outros indicadores, como taxa de retenção, este campus já está fora das metas supracitadas. Este trabalho tem o objetivo de caracterizar o perfil dos alunos que evadem dos cursos no campus SGA do IFRN. Para isto serão extraídos do sistema acadêmico da instituição, SUAP, dados como notas bimestrais, frequências, reprovações, trancamentos, forma de ingresso, nota de entrada na instituição e dados socioeconômicos como endereço, entre outros fatores. A partir destes dados serão utilizadas técnicas mineração de dados com a metodologia CRISP-DM para se descobrir padrões implícitos nestes dados e possíveis correlações. Foram analisados trabalhos similares que tinham como o foco em compreender ou propor soluções para o problema da evasão escolar utilizando técnicas de mineração de dados, em que alguns deles foram capazes de prever a evasão de alunos com taxas de acerto superiores a 85%. Espera-se como resultado deste trabalho a proposição de um modelo com as principais características de um aluno que abandona o curso no IFRN/SGA, como as disciplinas, se existirem, que contribuem para o aumento da taxa de evasão, se a distância da residência até o campus é fator relevante, se a forma ou nota de entrada na instituição influencia de alguma maneira, entre outras variáveis.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Notícia cadastrada em: 28/12/2018 14:04