Banca de QUALIFICAÇÃO: TOBIAS FERREIRA DA ROCHA NETO

DISCENTE : TOBIAS FERREIRA DA ROCHA NETO
DATA : 21/12/2018
LOCAL: Sala A305 do Instituto Metrópole Digital

Ambiente com recursos de Learning Analytics para apoiar o acompanhamento e orientação acadêmica na UFRN

Orientação Acadêmica, Acompanhamento discente, Análise de Dados, Learning Analytics

A orientação acadêmica é uma atividade regimental a ser desempenhada pelo docente nas instituições de ensino superior, tendo por objetivo guiar, acompanhar e aconselhar o discente em sua vida acadêmica e nas trilhas a serem percorridas durante o curso e em atividades de estágio, pesquisa e extensão. A UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte dispõe do SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas que informatiza os procedimentos da área acadêmica. Ele possui um módulo de orientação acadêmica, mas ele só possibilita ao orientador visualizar algumas  informações do orientando como o histórico escolar, troca de mensagens e autorizar a matrícula em disciplinas por ele solicitada. Não é possível que o orientador possa realizar um acompanhamento efetivo, pois não há a exibição do lançamento de notas e faltas do aluno ao longo do tempo e não apresenta informações de forma simplificada de desempenho do orientando durante o curso da disciplina, que possam proporcionar a observação, possíveis intervenções e um aconselhamento contínuo do orientador. Entretanto, dispor de recursos tecnológicos que proporcionem aos orientadores a realização de análises individualizadas para cada orientando, baseada na análise de dados de seu perfil e características, notificando em canais de comunicação, sendo uma forma efetiva para melhor acompanhar e oferecendo uma melhor condição e na tomada de decisões acadêmicas mais seguras junto com o orientando. Portanto, este trabalho apresenta uma proposta de uma ferramenta para apoiar a prática e as metodologias de orientação acadêmica realizada na UFRN, apoiada por técnicas e processos de Learning Analytics (LA) que visam desde a extração à análise dos dados gerados durante a execução do curso a fim de avaliar e otimizar o aprendizado do aluno. Serão utilizadas informações como as notas, frequência e vínculos do orientando para a verificação de seu comportamento e identificação de situações relacionadas ao andamento da sua aprendizagem, contribuindo para eficiência de ações que o orientador acadêmico poderá fazer. Os possíveis resultados desta pesquisa são: a visualização da situação atual do discente através de gráficos comparativos de seu desempenho com acompanhamento em tempo real e emissão de alertas para o orientador, informações de seus benefícios, assistências recebidas e bolsas, impacto na melhoria das escolhas de componentes curriculares a serem cursados, também no tocante à suas quantidades, possibilidade de melhoria na taxa de conclusão de curso e melhoria das metas estabelecidas de desenvolvimento institucional.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES